Edital Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes teve recorde de inscrições e recebeu um aumento no valor inicial do investimento
Mais de três milhões de reais, esse é valor total do investimento da Fundação Nacional de Artes – Funarte na primeira edição do Edital Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes. O programa buscou destacar e prestigiar a trajetória de 32 pessoas com notório conhecimento em sua atividade e que atuam como referência nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro ou artes integradas (manifestações que associam mais de uma dessas linguagens). Devido ao recorde de inscrições, com 737 propostas recebidas, o edital recebeu uma suplementação orçamentária, dobrando o valor inicial do investimento e a quantidade de artistas contemplados.
No edital, a Funarte definiu “mestra ou mestre das artes” como a pessoa física “com 60 anos ou mais que detenha notório conhecimento, com atuação no campo artístico há pelo menos dez anos no Brasil”, brasileira(o) ou naturalizada(o); “e que seja reconhecida por comunidade ou segmento especializado como referência na transmissão de conhecimentos e práticas artísticas e/ou técnicas nos segmentos”. Puderam participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e pessoas jurídicas de direito privado, “de natureza cultural”. Somente foram aceitas propostas inscritas por terceiro(s).
Alguns dos objetivos do programa são: estimular o reconhecimento e a preservação da memória das artes no país; contribuir para a melhoria das condições sociais e materiais da condições sociais e materiais da transmissão dos conhecimentos e trabalhos dessas pessoas; colaborar para a ampliação do acesso a essas trajetórias e para a preservação de seus legados, em esfera nacional; e colaborar para a implementação da Política Nacional das Artes – uma das prioridades do Ministério da Cultura e da Funarte.
Essa premiação também inclui a reserva de recursos a Mestras e Mestres negras e negros; Mestras e Mestres indígenas; e Mestras e Mestres com deficiência.