Pesquisa da plataforma identifica a diferença salarial entre os níveis hierárquicos
Uma pesquisa realizada pela Catho, plataforma gratuita de empregos, revela que a fluência em um segundo idioma pode trazer benefícios expressivos para a carreira profissional, especialmente no que diz respeito ao aumento salarial. No caso do espanhol, um dos idiomas mais demandados pelo mercado de trabalho, a diferença é significativa: profissionais fluentes podem ganhar, em média, até 32,7% a mais, considerando todos os níveis hierárquicos.
O levantamento da plataforma destacou separadamente a diferença salarial entre os níveis hierárquicos quando há a fluência no idioma, ressaltando quanto o profissional pode ganhar a mais. Os principais são:
- Analista: 13,1%
- Especialista: 27,8%
- Técnico: 14,6%
- Diretor/Gerente: 74,4%
“A fluência em um segundo idioma, como o espanhol, pode ser um diferencial competitivo relevante para profissionais de diferentes áreas e níveis. Esse domínio ajuda a ampliar as possibilidades de atuação em empresas multinacionais e tem, justamente, impacto direto na remuneração. Esses dados levantados pela Catho reforçam ainda mais a importância em investir em qualificação contínua para se destacar em um mercado que caminha como exigente e globalizado a cada passo, necessitando de candidatos que estejam preparados”, destaca Tatianne Brito, coordenadora de Recursos Humanos da Catho.