Empresa apresenta o espaço Mabel Velloso, que terá lançamento de livro infantil de Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado, e homenagem ao Raul Seixas e Ziraldo
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, é uma das principais patrocinadoras da oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), um dos maiores eventos literários do País. Na edição 2024 o Instituto CCR, responsável pelos investimentos socioculturais do Grupo, apresenta a programação do espaço Mabel Velloso, que terá como principais destaques o lançamento, no dia 09, do livro “Chupim”, estreia no universo literário infantil de Itamar Vieira Júnior, autor baiano do celebrado romance Torto Arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020, do Prêmio Oceanos de 2020 e do Prêmio Montluc Rèsistance et Liberté de 2024, e uma homenagem ao cartunista, chargista, pintor, jornalista e escritor Ziraldo, no dia 11.
Em 2024, a FLIPELÔ presta tributo ao poeta, cantor e compositor Raul Seixas, ícone do rock brasileiro e apaixonado por literatura desde a infância. O cantor e compositor Carlos Eládio, companheiro de Raul no grupo Os Panteras, fará a abertura do evento com o show “Carlos Eládio Toca Raul!”. Ao longo dos cinco dias de programação do festival, a expectativa é de que cerca de 200 mil pessoas circulem pelos espaços montados ao longo do Centro Histórico da capital baiana.
O espaço Mabel Velloso, apresentado pelo Instituto CCR, tem cenografia especial inspirada no universo fantástico de Raul Seixas e contará com uma programação de produções autorais soteropolitanas. Famílias e crianças poderão apreciar, além da literatura, a apresentação musical-literária “Era uma vez uma banda”, realizada por Geovana Franco, Luara Carrilho e Marcos Zanda. A curadoria do espaço é feita pela A Casa das Férias, iniciativa que une cultura baiana e diversão para crianças e tem a escritora infantil e produtora Liris Letieres como idealizadora.
No espaço Mabel Velloso, também está programado para o dia 9 um encontro mediado por Paloma Amado, filha de Zélia Gattai e Jorge Amado, que relançará seu livro infantil Pituco pela editora Casa de Palavras (Fundação Casa de Jorge Amado), ao lado de Itamar Vieira Júnior.
Com o patrocínio à FLIPELÔ 2024, o Instituto CCR marca presença em todas as oito edições do evento, reforçando a sua posição como um dos principais apoiadores de festivais literários do Brasil. A instituição, a Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e A Feira do Livro, de São Paulo, impactando mais de 500 mil pessoas.
“Desde a primeira edição da FLIPELÔ, nosso envolvimento tem sido um reflexo do nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura e à educação pelo Brasil. Acreditamos que estimular a leitura amplia repertórios e cria novos caminhos, possibilitando a mobilidade social e a transformação de vidas”, destaca a diretora-executiva do Instituto CCR e responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.
O patrocínio à FLIPELÔ também reforça o compromisso do Grupo CCR de levar cultura e educação para ressignificar a jornada dos seus clientes em Salvador, onde a Companhia opera a CCR Metrô Bahia. Na capital baiana, o Instituto CCR viabiliza ingressos gratuitos às quartas-feiras na Fundação Casa Jorge Amado, que organiza o festival literário. Além disso, o Instituto apoiou este ano a realização do programa itinerante da 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível em Salvador.
“Há 10 anos CCR mudou a vida da cidade de Salvador com a chegada do metrô. Do mesmo modo, inovou quando, em 2017, acreditou e patrocinou a primeira edição da FlIPELÔ. Estamos hoje já na oitava edição e continuamos contando com a confiança do grupo que, inclusive, nesta edição mais uma vez inova ao assinar de forma especial o espaço infantil Mabel Velloso, dedicado ao público infantil e às famílias”, afirma Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado e curadora da FLIPELÔ.
Fomentando a cultura brasileira
O patrocínio à FLIPELÔ integra o investimento histórico de R$ 60 milhões que o Instituto CCR está destinando a projetos de impacto social em 2024, ano de seu décimo aniversário. Desde a sua fundação em 2014, a entidade já investiu aproximadamente R$ 300 milhões, beneficiando mais de 18 milhões de pessoas em mais de 430 municípios pelo país. Atualmente, a atuação da entidade está centrada nos pilares de Educação & Cultura, Mobilidade & Cidades Sustentáveis, e Saúde & Segurança.
Os projetos apoiados pelo Instituto CCR têm ampliado o acesso de milhões de brasileiros a equipamentos culturais nas cidades, contribuindo para a valorização e preservação da cultura nacional. No âmbito cultural, o Instituto CCR oferece acesso gratuito ao Museu da Língua Portuguesa (SP), ao Museu do Amanhã (RJ) e à Fundação Casa Jorge Amado (BA).
Além disso, busca democratizar o acesso à cultura por meio de projetos que aproximam o público de produções artísticas, como o Projeto Centenários, que leva exposições de grandes nomes brasileiros que estão completando ou completaram seu centenário para estações de metrô. Atualmente, as estações da Linha 4-Amarela, da Via Quatro, estão recebendo mostras de Candido Portinari (Higienópolis-Mackenzie), Tomie Ohtake (Faria Lima) e Tarsila do Amaral (Oscar Freire).
O Instituto CCR também patrocina o programa itinerante da 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível. Desde maio deste ano, a exposição está sendo levada a 9 cidades no Brasil e no exterior, permitindo o contato com o trabalho de 18 artistas, como Citra Sasmita, Davi Pontes e Wallace Ferreira.
Além disso, é o principal patrocinador da exposição itinerante “Caminhão de Histórias – A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?”, inspirada nas obras infantojuvenis de Clarice Lispector, que percorrerá oito estados até novembro. Desde 2018, mais de 15 ações desta natureza já foram financiadas pelo Instituto CCR, promovendo o acesso ao teatro, literatura, concertos musicais, cinema por todo o Brasil, alcançando quase 200 mil pessoas.
Até 2030, o Grupo CCR prevê investir R$ 750 milhões em projetos de impacto social voltados para o benefício da sociedade e das comunidades nas quais opera os seus ativos de mobilidade urbana, rodovias e aeroportos.
Serviço
Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô)
Data: de 7 a 11 de agosto de 2024
Local: Centro Histórico de Salvador
Entrada: Gratuita
Site: www.flipelo.com.br
Instituto CCR apresenta espaço infantil Mabel Velloso: Uma Jornada Mágica pelo Universo de Raul Seixas para Crianças
Data: de 7 a 11 de agosto de 2024
Local: Na Praça das Artes, localizada no Centro Histórico de Salvador (Pelourinho)
Entrada: Gratuita