O Projeto Cordel 2.0,realizou duas jornadas de oficinas criativas no Espaço Cultural Alagados (Salvador). Estas, focaram-se no resgate da Literatura de Cordel — Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira — e na inserção da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) no processo criativo autoral. O itinerário formativo, desenhado para estimular a autoria da Poesia Popular, teve seu foco na valorização da identidade cultural da periferia dentro do território da Península de Itapagipe, as oficinas, ministradas ao longo dos sábados 22 e 29 de março no bairro do Uruguai, contribuíram com mais um espaço literário tradicional que luta pela democratização e acesso à cultura digital. Este projeto é apresentado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, selecionado no Edital Rouanet nas Favelas 2024.
Como foram essas oficinas?
As oficinas do projeto Cordel 2.0 contaram com vários facilitadores – o Mestre Antônio Barreto proporcionou uma imersão na cultura popular, tradição e beleza na criação literária. Utilizando música, pandeiro, violão, gaita, dança, quadros brancos e causos, Mestre Antônio Barreto ensinou técnicas ancestrais do Cordel, fortalecendo a identidade Nordestina e urbana da periferia. A REPROTAI (Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe), sob a coordenação da arte-educadora Aline Carvalho, trouxe esquetes teatrais encenadas por multiartistas do Espaço Cultural Alagados, junto com Tacynha, Mano Xandão e Gueds, dramatizaram histórias reais da Península de Itapagipe para inspirar aos participantes escreverem os seus próprios cordéis. Por outro lado, o pesquisador e educador Carlos Vidal demonstrou, na prática, o lugar da IA generativa dentro de um processo de criação literária, equilibrando inovação e autenticidade humana. Já os professores Rosana Paulo e José Abbade trabalharam nas artes da contação de histórias e da oralidade; contribuindo com didática na comunicação dos Cordéis que estão em construção.
As oficinas contaram com o apoio das arte-educadoras Laura Ferreira e Isabella Serrano e a coordenação da produtora Celeste Farias. Além disso, as oficinas matutinas e vespertinas ainda incluíram um toque gastronômico local, com lanches preparados pela empreendedora “Tia Rai”, associada da Adocci (Associação de Doceiras, Cozinheiras e Confeiteiras de Itapagipe), unindo cultura e economia solidária.
Com 40 participantes inscritos, de 7 a 90 anos, e uma média etária de 37 anos, a grande maioria (85%) vinda da Península de Itapagipe, a ação resultou na produção de pelo menos um trabalho por pessoa, com algumas produções colaborativas. Os textos iniciados nas oficinas serão revisados e publicados, culminando na criação de uma coletânea de Literatura de Cordel na busca por renovar essa rica tradição.
E agora vem o que?
Neste sábado, 5 de abril, no Espaço Cultural Alagados, haverá um Sarau em que serão apresentados os trabalhos em andamento dos 40 participantes. Além disso, terá a entrega dos certificados de participação e passagem para as seguintes etapas do projeto do Cordel 2.0, a Curadoria, Editoração e Publicação da Coletânea. Esta comemoração será aberta para a comunidade e vizinhos, terá música, poesia livre, teatro e surpresas que irão prestigiar as apresentações dos novos cordelistas em Itapagipe.
Apoio Cultural e Impacto Social.
O projeto “Cordel 2.0: a Periferia e a Inteligência Artificial em uma Jornada Criativa”, é apresentado pelo MinC e Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo Fiscal – Lei n° 8.313/1991 (Lei Rouanet), por meio do Programa Rouanet nas Favelas 2024, realizado em parceria com Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal do Brasil. Estão todas, todes e todos convidados a comemorarmos esta jornada do Cordel 2.0, que terá tradução e interpretação em Libras, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Projeto. O Sarau terá início às 16h, no Espaço Cultural Alagados, Praça da Alegria, Bairro do Uruguai, na tarde do dia 5 de abril. Em breve acontecerá o lançamento e publicação da Coletânea, cujo eBook e algumas impressões em braille serão disponibilizadas para doações. O evento está previsto para o dia 29 de maio de 2025.
Mais informações:
www.cordel2pontozero.com ou presencialmente na secretaria do Espaço Cultural Alagados, na Rua Direta do Uruguai, S/N – Praça da Alegria – Uruguai, Salvador-BA.
Instagram: @cordel2pontozero
Facebook: @Cordel2pontozero
E-mail : contato@cordel2pontozero.com
Cordel 2.0 – Cultura Digital
Site Oficial: www.cordel2pontozero.com