O principal projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade no Verão, o ParaPraia vem promovendo o banho de mar assistido na praia Bacia das Moças, em Ondina. Neste sábado (15) e domingo (16), das 8 às 12h, o evento volta a receber os banhistas com toda infraestrutura para tornar mais confortável e seguro o banho de mar.
Há 10 anos, o ParaPraia vem promovendo o acesso aos deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade à praia, em Salvador. Em Ondina, a praia é adaptada com banheiros especiais, chuveirão, bebedouro, tendas e pistas de acesso ao mar. O ParaPraia 2025 é patrocinado pela Unifacs e pela Prefeitura de Salvador, através do programa Viva Esporte.
A segurança, principal regra para o banho assistido, é feira por voluntários selecionados e treinados pelos professores da área de saúde da Unifacs. Os banhistas serão assistidos por 60 voluntários por dia, entre eles, alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia da instituição. O evento conta com o apoio na segurança e no lazer dos banhistas de equipes do Salvamar e do Corpo de Bombeiro.
“Realizamos mais um fim de semana de muita emoção com o Projeto ParaPraia. Chegamos ontem na metade da décima edição com 297 banhos assistidos realizados, já superando os números do ano passado e reafirmando nosso compromisso com um verão verdadeiramente inclusivo”, afirma Fabiane Fontoura, coordenadora técnica do ParaPraia e professora da Unifacs.
A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 90 pessoaspor dia.