Nova edição do Ninho Solidário — braço social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida” que já impactou mais de 2 mil famílias no país — oferece Fertilização In Vitro gratuita, com todo o ciclo do tratamento, para uma família trans, reafirmando o direito à parentalidade, o combate à transfobia e a valorização das famílias diversas. O casal ganhador será anunciado nesta quarta, 25
Em junho, mês da Conscientização da Infertilidade e do Orgulho LGBTQIAPN+, o Ninho Solidário — braço social do projeto Nós Tentantes, Projeto de Vida — realiza uma edição especial que contempla uma família trans com barreiras financeiras. O programa oferecerá uma Fertilização in Vitro (FIV) completa e gratuita, com suporte multidisciplinar e acesso garantido a todo o ciclo de tratamento. O casal ganhador será anunciado na live no perfil do instagram @nostentantesprojetovida e @clinica_hope, nesta quarta-feira, 25 de junho, às 20h.
A escolha ocorre após análise das famílias que se inscreveram no Ninho Solidário. O processo incluiu uma entrevista de vídeo com a equipe do Nós Tentantes, Projeto de Vida. A 10ª edição do Ninho Solidário, projeto que já impactou mais de 2 mil famílias, reforça a missão de democratizar o acesso à reprodução assistida e reafirma o direito à parentalidade para todas as configurações familiares. Além de oferecer acolhimento e cuidado, a iniciativa também funciona como um manifesto contra a transfobia estrutural, ampliando a visibilidade de famílias que enfrentam barreiras sociais e institucionais no acesso à saúde reprodutiva.
“Acreditamos que toda pessoa que carrega em si o desejo de ser família merece ter esse sonho respeitado, acolhido e celebrado. Quando dizemos que o amor não tem gênero, também dizemos que os direitos reprodutivos devem ser para todos”, afirma Karina Steiger, idealizadora do projeto.
Suporte clínico completo e parceiros da edição
A família selecionada receberá suporte integral ao longo de todo o tratamento. A FIV será realizada na Clínica Hope, em São Paulo, sob coordenação dos médicos especialistas Melissa Cavagnoli e Gustavo Teles. Os parceiros desta edição incluem:
- Vida Fértil – Banco de Sêmen;
- Igenomix Brasil – Genética Reprodutiva
- Nilo Frantz – Laboratório FIV parceiro da edição
Antes de iniciar o tratamento, será realizado um teste de compatibilidade genética (CGT), fornecido pela Igenomix Brasil, que tem como objetivo avaliar o risco reprodutivo de transmissão de doenças genéticas. O exame avalia o risco de doenças genéticas recessivas para a combinação do DNA da receptora e do doador de amostra seminal.
“É importante que o CGT seja feito previamente a um tratamento com doação de gametas (óvulos ou sêmen), permitindo uma melhor seleção do doador, a fim de excluir quem possa compartilhar as mesmas variantes genéticas com os receptores, o que levaria a um risco elevado de manifestação de uma doença genética no bebê. Vale ressaltar que casais consanguíneos ou que pertencem a grupos étnicos fechados ou áreas geográficas isoladas devem dar uma atenção especial a este teste, pois nesses casos o risco reprodutivo é maior”, explica Susana Joya, geneticista assessora científica do laboratório Igenomix Brasil, do Vitrolife Group.
O casal selecionado receberá todo suporte clínico e acesso a todo ciclo de fertilização in vitro que inclui:
- Acompanhamento emocional com a psicóloga Luciana Feierabend
- Uma amostra (uma palheta) de sêmen de doador anônimo nacional para FIV (fertilização in vitro), do Vida Fértil – Banco de Sêmen Ltda. para ser utilizada em um tratamento de reprodução assistida
- Um lote amostra (6 a 8 óvulos) de um banco nacional, número de óvulos para um tratamento de reprodução
- Medicação completa e insumos
- Procedimentos médicos: estimulação ovariana, ultrassonografias, punção, anestesia, transferência embrionária e congelamento de embriões excedentes
- Primeira manutenção semestral da criopreservação
Ninho Solidário – Criado por Karina Steiger e Pedro Corbetta, o Ninho Solidário nasceu da própria vivência do casal com a infertilidade e da realização do sonho de ter o filho Enrico por meio de ovodoação. O projeto, que já beneficiou mais de 20 famílias em todo o país, promove ações em parceria com clínicas e laboratórios especializados, oferecendo tratamentos gratuitos de Fertilização in Vitro a famílias que não têm condições de arcar com os custos. Com cada nova edição, o Ninho Solidário reforça seu papel como agente de transformação social, promovendo inclusão, dignidade e o direito de todas as pessoas ao sonho da parentalidade.
Sobre o Nós Tentantes, Projeto de Vida – Criado por Karina Steiger e Pedro Corbetta, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” é uma iniciativa voltada para quem está em busca de informação confiável e troca real sobre fertilidade, ovodoação e parentalidade por diferentes caminhos. O projeto ganhou destaque por romper tabus e promover eventos presenciais e online que conectam famílias, especialistas e instituições do setor reprodutivo. Atuando em diferentes regiões do Brasil, o Nós Tentantes é hoje referência em conteúdo, escuta e articulação no universo da fertilidade. Mais informações no site: www.nostentantesprojetodevida.com
Sobre o Igenomix – O Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas parte do Vitrolife Group. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 20 laboratórios genéticos. Com mais de 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.
Sobre o Vitrolife Group – Vitrolife Group é um fornecedor global líder mundial de dispositivos médicos e serviços de testes genéticos. Atua no mercado de saúde reprodutiva desde 1994 e em 2021 adquiriu o Igenomix, com o objetivo de apoiar clientes e pacientes em todo o mundo para melhorar os resultados reprodutivos.