Marcelo Tas recebe Layla Vallias, nesta terça (16), às 22h na Tv Cultura
Nesta terça-feira (16/12), o Provoca, apresentado por Marcelo Tas, recebe Layla Vallias, empreendedora no mercado da longevidade. No programa, ela apresenta dados, curiosidades sobre o tema e explica o fenômeno conhecido como “mercado prateado”. A edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
Em 2010, havia 20 milhões de brasileiros com 60 anos de idade ou mais. Hoje, este número saltou para 32 milhões, o que representa um aumento de 56% nessa população do país. Diante deste contexto, surgiu o termo Mercado Prateado, originalmente da Oxford Economics, fazendo referência ao envelhecimento da população. “É a primeira vez que uma grande massa de pessoas chega nessa fase longeva (…) É agora que a gente está se dando conta que muita gente está vivendo por muito tempo”, comenta Vallias.
A convidada diz que o Brasil, quando comparado aos países em desenvolvimento, é protagonista nessa corrida pela longevidade e afirma que o ritmo de envelhecimento é o mesmo do Canadá. Mesmo assim, Marcelo Tas pergunta qual o maior desafio enfrentado. “Tem uma questão de renda, óbvio, que é superimportante de falar. A longevidade é desigual (…), porque uma pessoa da periferia não tem, muitas vezes, o direito de envelhecer. Vive, às vezes, 25 anos a menos do que essa mesma faixa etária em um bairro mais abastado”, responde.
Quando o assunto é sobre o mercado de trabalho, o apresentador questiona se as empresas estão prontas para essa realidade. Para Vallias, o movimento ainda é tímido, e acrescenta: “Existe uma máxima no marketing, você [Marcelo Tas] sabe muito mais do que eu, que é o famoso: precisamos rejuvenescer a nossa marca. E está caindo por terra”.
“Realização: TV Cultura, Lei Rouanet, de Incentivo a Projetos Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal.”















