Autor parte de 12 anos de experiência para criar um guia prático com temas que falam de relações familiares, desenvolvimento infantil, saúde, bem-estar e habilidades socioemocionais
Como educar uma criança numa sociedade cada vez mais complexa, inquieta e inconstante? Essa é uma das questões que norteiam o novo livro da psicoterapeuta infantil e orientadara parental Dani Rita ( @daniritapsi ). Publicado pela editora Sanar, o livro “Guia Prático de Orientação Parental” será lançado no dia 13 de abril (domingo) , às 17h , na Livraria Leitura do Shopping Salvador .
A obra parte da experiência do autor em mais de 12 anos de prática clínica com crianças, pais cuidadores, e na supervisão de profissionais que atuam com crianças e famílias. O livro “Guia Prático de Orientação Parental” está à venda no site da Sanar e na livraria Leitura durante o lançamento.
Dani Rita é baiana e idealizadora do método Capacitar Psi Infantil. Com uma linguagem didática, acessível e abordagem profunda, o livro se destaca por oferecer um conteúdo que combina técnica, teoria e um olhar humano. Tem sugestões de jogos, leituras, filmes; propostas de atividades e questões para serem refletidas; exemplos de casos acompanhados em terapia e referências bibliográficas. O objetivo é auxiliar profissionais e cuidadores no equilíbrio entre as relações familiares e a educação, abordando desde as necessidades mais urgentes até aspectos fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
“É um livro que traz informações sobre o que é esperado e deve ser estimulado no desenvolvimento das crianças e adolescentes, perpassando por temas que atravessam a relação entre pais e filhos, resolução de conflitos, uso excessivo das telas, necessidade de estabelecer limites de forma consistente, até o autocuidado dos pais dentro dessa lógica de que uma família precisa estar amparada de forma conjunta e coparticipativa”, destaca o autor.
Dani Rita reforça que a proposta do livro é criar um espaço de suporte para que pais, mães e cuidadores se sintam vistos, ouvidos e apoiados em suas buscas por conhecimento e conexão com seus filhos. Entre os principais temas abordados estão o fortalecimento dos vínculos familiares, o desenvolvimento infantil em diversas dimensões, o encorajamento da autonomia e responsabilidade, a potencialização de habilidades sociais e emocionais e orientações para lidar com os desafios cotidianos.
O livro traz ainda a contribuição de outros profissionais da área da saúde que se relacionam com o bem-estar e cuidado de crianças, adolescentes e cuidadores, com as principais dúvidas de suas áreas, no formato pergunta e resposta. Neste capítulo, que trata da importância do atendimento multidisciplinar para crianças, participam como especialistas: a neuropediatra Dra. Renata Episcopo ; uma hebiatra Dra. Jadiânia Pedrosa Gonçalves ; pneumopediatra Dra. Luciana Sobral; a fisioterapeuta Adda Rhaíssa Ribeiro; a neuropsicóloga Catarine Reis; a dentista Isis Franco e a hematopediatra Dra. Carolina Freire Costa;
Desafios da parentalidade no mundo atual

A psicóloga Dani Rita também abordou os desafios contemporâneos da educação infanto-juvenil, destacando a necessidade de equilibrar a relação afetiva com a educação, sem negligenciar a atenção e o cuidado com os filhos.
Dani Rita enfatiza que, diante de uma sociedade que valoriza o desempenho e a produtividade, muitos pais acabam sobrecarregados e com dificuldades para estabelecer relações saudáveis dentro do núcleo familiar. O “Guia Prático de Orientação Parental” propõe estratégias para resgatar a construção de vínculos mais afetivos e consistentes, fundamentais para o desenvolvimento emocional das crianças.
“Educar não é apenas dar ordens, dizer o que pode ou não ser feito, mas principalmente acolher, escutar, dialogar e compreender as singularidades de cada criança/adolescente no seu processo de desenvolvimento que não é linear. Vivemos muito mais preocupados em ter pessoas preparadas para o mercado de trabalho e nos esquecemos dos valores humanos, necessidades emocionais e psicológicas. Não é à toa que as pesquisas revelam um aumento específico de doenças e transtornos mentais, principalmente já iniciando na infância e adolescência”, conclui a psicóloga.

Sobre a Autora
Dani Rita é psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pós-graduada em Docência no Ensino Superior e especialista em Práticas Clínicas com Crianças em Psicanálise. Tem experiência como psicoterapeuta da infância e orientação parental há 12 anos. É supervisora clínica, idealizadora do método Capacitar Psi Infantil, e pós-graduanda em Avaliação Psicológica. Também é coautora de diversos livros na área da psicologia, como “101 Ferramentas Terapêuticas em Psicologia” , “Cadê Meus Pais” e “Mamãe, Papai, Vamos Brincar” , com o capítulo sobre a importância do brincar no processo psicoterapêutico infantil.