Com modelo de adesão chamado Clube do Artista, ferramenta propõe novo modelo de sustentabilidade baseado em comunidades ativas e conexão real
Chegou a Ferve , uma nova plataforma brasileira que aposta em uma ideia simples, mas poderosa: o futuro da música está na conexão direta entre artistas e fãs. Muito além do streaming de conteúdos audiovisuais, a Ferve, idealizada e capitaneada mulheres que têm a música no sangue, nasce com um modelo inédito no Brasil: o Clube do Artista , um espaço onde os fãs podem apoiar seus artistas favoritos de forma recorrente e significativa — e onde os artistas, por sua vez, têm acesso a uma receita direta, previsível e justa.
O Clube do Artista é o centro de experiência na Ferve. Por meio de uma assinatura mensal, os superfãs podem ter acesso a conteúdos e experiências exclusivas definidas para cada artista:
– Lançamentos inéditos de shows, clipes, entrevistas e documentários;
– Bastidores, ensaios, curiosidades do processo criativo;
– Descontos e pré-vendas de ingressos e produtos oficiais;
– Sorteios de produtos e experiências como meet & greet e visitas ao camarim.
Com o Clube, os artistas passam a ter uma receita sem intermediários, previsível e recorrente. Além disso, você terá acesso a dados valiosos sobre o comportamento e engajamento de suas superfãs, permitindo uma gestão mais estratégica e afetiva de suas comunidades e o fortalecimento de sua base.
A plataforma, além de oferecer conteúdos audiovisuais e Clube, reúne também informações de agenda de shows e loja do artista, o que permite ao fã acesso fácil às informações do seu ídolo em um só lugar e oferece aos músicos um canal direto de venda.
Com apoio de 47 selos e gravadoras independentes , como Biscoito Fino, Deck, MZA, Tratore e Minidocs, e um catálogo que já conta com produções audiovisuais de nomes como Pitty, Marisa Monte, Alcione, Chico Buarque, Maria Bethânia, Alceu Valença, Zeca Pagodinho, 5 a Seco, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Adriana Calcanhotto e Frejat , entre outros, a Ferve ( https://www.fervemusica.com.br/ ) chega com o pé na porta e o coração na música. Já é possível acessar a plataforma para conferir o conteúdo deste e de outros nomes da música nacional.
Um novo caminho para os artistas:
O grande propósito da Ferve é tornar possível que os artistas vivam da música, para manter viva a música brasileira. Pavimentar um caminho com mais independência e sustentabilidade. Em um cenário em que o streaming tradicional exige milhões de peças para gerar receita relevante, as redes sociais exigem produção constante para manter visibilidade, os custos de criação são altos e o retorno financeiro relatado acompanha o esforço, a Ferve propõe uma inversão de lógica: menos volume, mais profundidade.
Atualmente, um milhão de peças gera, em média, apenas R$ 1.000, que ainda é dividido entre diversos intermediários. Porém, 87% das faixas nas plataformas têm menos de mil reproduções, ou seja, não geram receita. É o que aponta o levantamento publicado em 2024 pela Luminate , empresa californiana especializada em dados e insights de entretenimento sobre música, cinema e televisão.
“O streaming não é o vilão, ele tem um papel importante no acesso e na distribuição, mas o modelo atual não garante sustentabilidade para a maioria. Os artistas fazem um grande esforço na criação, produção, distribuição e divulgação, e o retorno é desproporcional ao envolvimento para serem vistos e ouvidos. Principalmente nas redes sociais, onde precisam se adaptar a um modelo de viralização que depende do algoritmo, onde se submetem a dinâmicas que muitas vezes não refletem sua essência artística. Eles não querem fazer dança, querem fazer música, arte, e viver dela, e os fãs querem mais do que conteúdos de influência, querem arte, verdade e conexão” , afirma Maria Rita Lunardelli , fundadora e CEO da Ferve.
“Com a Ferve, surge um espaço que valoriza o talento, a música e a conexão real com os fãs, oferecendo aos artistas uma fonte de renda direta, estável e recorrente para seguir criando” , completa.
Fãs querem contribuir – falta o meio:
A Ferve também nasceu da escuta ativa que revelou alguns dores dos fãs. Pesquisas internacionais revelaram que os fãs desejam contribuir com mais regularidade, mas não encontram meios estruturados para isso. Dados recentes publicados por Monks, em 2024 , reforçam essa percepção: os fãs brasileiros gastam, em média, cerca de R$ 200,00 por mês com seus ídolos . O mesmo estudo ainda aponta que 53% das pessoas acreditam que o consumo é fundamental para manter sua dedicação como fã, e 37% acham que a dedicação pode ser medida por quanto gasta com o ídolo.
A Ferve quer ser essa ponte, um espaço estruturado e transparente para que esse desejo seja canalizado de forma real: os fãs aparecem diretamente com seus ídolos e, em troca, fazem parte de uma comunidade com acesso a conteúdos e vantagens exclusivas. A inspiração vem do estudo “ A Thousand True Fans ”, de Kevin Kelly, que afirma que um artista com mil fãs que desejam contribuir cerca de US$ 100 por ano já consegue manter uma carreira sustentável . No exterior, esse modelo é uma realidade para muitos artistas independentes. No Brasil, a Ferve anseia abrir esse caminho.
Um movimento, não só uma plataforma:
Segundo Giuliana Lunardelli , cofundadora e CMO da Ferve, mais do que oferecer conteúdo, a nova plataforma visa mudar as bases da sustentabilidade na música brasileira, fortalecer a conexão entre fãs e artistas, empoderá-los e criar uma nova lógica de valorização da música no Brasil: “A realidade pode — e deve — ser transformada. Acreditamos que a solução está na construção de comunidades, no estreitamento da relação entre artistas e fãs, e na valorização da música de forma direta. A Ferve não é apenas uma plataforma de conteúdo: é um movimento pela valorização dos artistas e pela música brasileira” , destaca.
Essa visão se conecta à campanha de lançamento #ProShowContinuar , uma resposta direta ao grito coletivo de artistas que, com a hashtag #ProShowNãoAcabar , expõem as dificuldades, dores e exaustão diante de um mercado que ainda exige demais e retribui pouco. A Ferve nasce como uma resposta concreta — para que o show continue, todos os dias.
A plataforma pode ser acessada diretamente pelo computador ou celular no site www.fervemusica.com.br e, em breve, também por meio de aplicativo que estará disponível para dispositivos iOS e Android. É possível acessar gratuitamente ou optar pela assinatura mensal sem anúncios por R$ 19,90. Ao se tornar membro de um Clube do Artista , a assinatura é de R$ 29,90 por mês e dá acesso a conteúdos e experiências exclusivas. O valor é pago diretamente para o artista escolhido — fortalecendo a relação e contribuindo, de forma concreta, para sua carreira.