Utilizado para ajudar no tratamento de condições de saúde mental e na regulação do sono, a quetiapina é o medicamento mais comum entre pessoas dos 18 aos 49 anos, de acordo com pesquisa realizada pela Far.me, farmácia on-line por assinatura que usa tecnologia para facilitar a adesão ao tratamento para quem faz uso contínuo de remédios. O consumo do fármaco volta ao destaque a partir dos 70 anos, quando se torna o mais utilizado entre a base do levantamento, que analisou oito mil tratamentos realizados no último ano.
Por sua vez, entre pessoas dos 49 aos 79 anos, o medicamento mais consumido se torna a rosuvastatina, utilizado para redução do nível de colesterol no sangue. Dentro deste recorte, dos 50 aos 69 anos, além da rosuvastatina, o uso de losartana e de metformina se repetem como os três remédios mais utilizados.
“É possível perceber um padrão a cada fase da vida”, explica Rafael Mandelbaum, CEO da Far.me. “Se a quetiapina apresenta um alto consumo entre os mais jovens, na terceira idade é possível perceber uma mudança no comportamento, com o destaque de fármacos como a rosuvastatina e a losartana, utilizadas para controle de colesterol e da pressão arterial”, complementa o executivo.
Confira abaixo a lista dos principais medicamentos consumidos por faixa etária:
- Entre 18 e 29 anos – Venlafaxina, Quetiapina, Escitalopram
- Entre 30 e 39 anos – Quetiapina, Bupropiona, Escitalopram
- Entre 40 e 49 anos – Rosuvastatina, Quetiapina, Venlafaxina
- Entre 50 e 59 anos – Rosuvastatina, Losartana, Metformina
- Entre 60 e 69 anos – Rosuvastatina, Losartana, Metformina
- Entre 70 e 79 anos – Quetiapina, Rosuvastatina, Losartana
- Acima dos 80 anos – Quetiapina, Levotiroxina, Losartana