Em parceria com a GALUNION, a Associação Pizzarias Unidas do Brasil apresenta um levantamento com empreendedores e revela os sabores preferidos dos consumidores
Com um ritmo impressionante de mais de 1.300 pizzas produzidas por minuto, o Brasil se consolida como um dos maiores consumidores de pizza no mundo, com 1,9 milhão de unidades preparadas diariamente. Entre os sabores que conquistam o coração dos brasileiros, a calabresa liderou disparada, com 59% dos pedidos, de acordo com o levantamento Pesquisa Setorial Pizzarias Apubra 2024, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias em parceria com a GALUNION, consultoria especializada em food service.
Além da tradicional cobertura feita com fatias de linguiça, o estudo revela também outros sabores mais pedidos nas pizzarias, como a pizza clássica muçarela, que ocupa o segundo lugar do ranking, com 52%, seguida pela portuguesa, com 51% da preferência. Em quarto lugar, a marguerita é a opção de 47% dos consumidores, já o sabor frango com catupiry com 42% das escolhas e a pizza de pepperoni em sexto lugar, com 26% dos pedidos.
Segundo Leandro Goulart, presidente da Apubra, os sabores mais escolhidos dizem muito sobre o hábito de comer pizza no país. “O brasileiro adora pizza, principalmente por ser um prato com centenas de coberturas, sejam elas mais tradicionais, como a própria calabresa, ou até mesmo as mais inusitadas, como uma pizza de coração de galinha. Com essa variedade que abraça culturas, costumes e conveniência, os consumidores aumentam a frequência com que a pizza é posta à mesa e transforma o hábito de comer as redondas em uma tradição”, compartilha.
Apesar da predominância dos sabores clássicos, o mercado segue atento às inovações e à busca por experiências gastronômicas únicas. “Os sabores tradicionais permanecem no topo do ranking de escolhas, mas percebemos que os consumidores, especialmente os mais jovens, estão abertos a experimentar combinações diferentes. Isso impulsiona o setor e incentiva a criatividade das pizzarias”, acrescenta Goulart.
Para Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION, a sinergia entre custos, oferta e demanda deve ser constantemente analisada para garantir competitividade e crescimento sustentável neste mercado diverso. “Por meio da pesquisa, observamos que as ofertas de menu variam amplamente conforme o formato, já que os restaurantes de serviço completo oferecem opções diversas, como entradas (41%) e sobremesas (63%), enquanto os que atuam com serviço rápido e modelos de delivery focam em itens principais, como pizzas salgadas (100%) e pizzas doces (94%). As preferências dos consumidores por sabores tradicionais, como calabresa, muçarela, portuguesa e marguerita, reforçam a importância de um portfólio alinhado às expectativas do público, ao mesmo tempo em que abrem espaço para inovações estratégicas”, pontua.
Metodologia
As informações foram extraídas da Pesquisa Setorial Pizzarias APUBRA 2024, a partir de um estudo aplicado de 25 de outubro e 21 de novembro de 2024, com a participação de empresários e especialistas do setor, com 209 marcas e 1.552 lojas, sendo 80% independentes e 20% redes, para apresentar um panorama abrangente do segmento, que contempla o perfil dos empresários, hábitos de consumo, a performance dos negócios, ofertas, estratégias de comunicação e marketing, além de desafios, expansão e perspectivas para o futuro. “É gratificante construir ao lado da GALUNION um material que fortaleça o mercado de pizzarias a partir de um raio-x das ações e frentes que podemos adotar no setor”, afirma Goulart.
Além de ser uma consultoria, a GALUNION atua como parceira estratégica para empresas do food service, impulsionando inovação e crescimento. “Com mais de 15 anos de experiência, conectamos o ecossistema por meio de consultoria especializada, eventos, missões técnicas, pesquisas de mercado e uma plataforma digital de conhecimento”, finaliza Simone.
Para visualizar o material, acesse o site da Apubra.
Sobre a Apubra
Criada há 23 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil – surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.
Sobre a GALUNION
Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes), a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e a APUBRA (Associação Pizzarias Unidas do Brasil).