A alimentação desempenha um papel essencial na qualidade do sono, contribuindo para a produção de neurotransmissores e hormônios como a melatonina, responsável por regular o descanso. Segundo Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, incluir na dieta alimentos ricos em vitaminas do complexo B – como grãos integrais, legumes e folhas verdes escuras – pode auxiliar na síntese de melatonina e serotonina, promovendo noites mais reparadoras.
Por exemplo: banana, abacate, mamão, tangerina, leguminosas, sementes (gergelim, linhaça e sementes de girassol), cereais integrais, produtos lácteos, ovo, chocolate amargo, e peixes – que são ricos em triptofano (um aminoácido essencial ao organismo, que tem a função de produzir serotonina no cérebro).
Além de uma alimentação equilibrada, a adoção de hábitos saudáveis é também importante para um sono de qualidade. Evitar alimentos estimulantes próximo ao horário de dormir, criar uma rotina relaxante no período noturno e manter uma prática regular de atividades físicas são algumas das recomendações. “A combinação de uma alimentação balanceada e uma rotina que movimente o corpo é fundamental para a produção adequada de neurotransmissores e hormônios que regulam o sono, como a melatonina”, afirma Gisele.
Para quem procura receitas que apoiem a boa alimentação, o site Receitas Nestlé possui milhares de opções de receitas, livros e cursos gratuitos. E o Chat Nutri torna possível tirar dúvidas diretamente com nutricionistas, de forma gratuita. “Pequenas mudanças na rotina alimentar e no estilo de vida fazem toda a diferença na disposição e na saúde ao longo do dia. É sempre importante buscar o direcionamento de profissionais para tomadas de decisão e uso de suplementações”, complementa a especialista. Veja algumas opções de receitas abaixo.