Estreia será somente nos cinemas brasileiros e acontecerá no dia 22, Dia de Rita Lee
Estão à venda os ingressos para a pré-estreia de “Ritas”, que acontece no dia 21 de maio noEspaço Petrobras Augusta, em São Paulo;Kinoplex São Luiz, no Rio de Janeiro; eCine Glauber Rocha, em Salvador. As sessões antecederam a grande estreia em circuito comercial em todo o país, no dia 22 de maio, oficialmente instituída como Dia de Rita Lee pela prefeitura de São Paulo, e data que a cantora — nascida em 31 de dezembro de 1947 — escolheu como seu aniversário oficial. O filme será exibido apenas nos cinemas.
Dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, o longa-metragem traz a última e inédita entrevista de Rita Lee, momentos de seu cotidiano narrados e registrados pela própria cantora, além de vasto material de acervo, resultante de uma pesquisa de cinco anos, realizada pelo pesquisador Antonio Venâncio.
“‘Ritas’ reforça esse legado [da cantora] trazendo uma compilação de momentos especiais – alguns raros, outros esquecidos – costurados pela condução da própria Rita. É um caleidoscópio que abrange sete décadas de sua vida”, conta o diretor Oswaldo Santana.
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Produções e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.
FICHA TÉCNICA
Direção: Oswaldo Santana
Codireção: Karen Harley
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem : DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição : Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes
SINOPSE
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
Oswaldo Santana | Diretor
Em sua primeira direção de longa-metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica – A Série” (Globoplay).
Karen Harley | Codiretora
Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho. Foi montadara de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, onde venceu o Prêmio Público de Melhor Documentário Internacional.