O Vestido de Boneca como Suporte para Sensibilidades é um projeto da artista têxtil Dôra Araújo (@doraaraujo.art e @vembordarcomdora) e traz o elemento vestido de boneca, um dispositivo carregado de significado, tanto como um elo entre passado e presente, memória e imaginação, bem como suporte para a bordadura de narrativas e reflexões pessoais. Esse projeto surgiu por conta de uma das brincadeiras de infância quando a artista costurava, ela mesma, as roupas de sua boneca, e habitava adormecido em meus internos aguardando uma oportunidade para vir à tona.
Um dos objetivos deste projeto é explorar as possibilidades poéticas do bordado contemporâneo nos vestidos de boneca, em ambientes que proporcionem uma experiência imersiva e sensorial, utilizando referências poéticas e acadêmicas para enriquecer a compreensão acerca do tema proposto. Cada roda de bordado é um convite para que as pessoas bordem seus afetos, sonhos, pesadelos, protestos, dores, amores, esperanças, traumas, realizações, ações, reações, poemas, lembretes, pedidos, etc, em um vestido de boneca que será doado ao projeto. Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode participar do projeto.
O Vestido de Boneca como Suporte para Sensibilidades vem sendo realizado desde dezembro de 2024 a partir de encontros mensais, ora no Ativa Atelier Livre, ora no Tortarelli Café e conta com apoio da Círculo Ltda. O projeto também levado para outros ambientes como museus, escolas, universidades, e culminará com uma instalação em 2025.
Dôra Araújo é artista têxtil, especialista em bordado 3D, designer gráfica, professora de arte têxtil/bordado e estilista de moda em crochê. Desenvolve projeto de pesquisa independente na produção, prática e reflexões das técnicas manuais tradicionais, suas tramas e volumes experimentais. Idealizadora e coordenadora dos projetos em arte têxtil, Bordaduras Contemporâneas (@bordadurascontemporaneas) e Let´s Boro (@lets.boro_), este último online, durante a pandemia. Atualmente coordena o projeto O Vestido de Boneca Como Suporte Para Sensibilidades. Em seu currículo constam exposições no Brasil e no exterior. Vive numa espécie de encantamento pela arte popular brasileira. Natureza livre é sua fonte infindável de inspiração.