Obra conduz o leitor pelo olhar solitário de um professor que se vê privado de sua rotina social, diante da aposentadoria involuntária; herdeira de talentos da literatura, autora trabalha a palavra com precisão
“No meio do livro” (Ed. Laranja Original, 144 págs.) é a obra de estreia de Teresa Tavares de Miranda – ao menos em livros impressos, já que a autora tem uma trajetória de leitura de textos seus, crônicas e poesia em prosa, em espaços tão diversos quanto estações de metrô e a Casa das Rosas, espaço importante de disseminação de literatura em São Paulo.
O livro trata da história de um professor universitário que se depara com a chegada da aposentadoria. A interrupção da rotina de trabalho o obriga a estar em casa e encarar a solidão em período integral. Como ir adiante?
Há dois caminhos: ir à janela ou ir à rua. De alguma forma, ele escolhe as duas vias, o que o leva a uma aventura inesperada, que começa por seguir uma mulher desconhecida e continua por desbravar sua biografia, seus espaços, sua história.
Com uma lida habilíssima com o foco narrativo, que muda a cada momento de tensão, Teresa constrói uma sucessão de surpresas, incluindo o encontro que inspira o título da obra: uma pista no meio de um livro, o que acaba por se tornar a tônica do livro todo.
“No meio do livro” tem a maturidade dos grandes autores, algo raro num trabalho de estreia. A história de Teresa Tavares de Miranda talvez explique isso. A literatura está em sua genética por ambos os lados: o do pai, jornalista, poeta e cronista de mão cheia, e o do tio materno, poeta, tradutor, ensaísta e presidente da Academia Paulista de Letras, entidade concebida na casa do avô dela, em 1909.
Embora escreva desde que se entende por gente, a autora só recentemente foi convencida a trocar as gavetas que sempre guardaram suas letras por páginas públicas.
Quem é Teresa? Nascida em São Paulo, Teresa Tavares de Miranda se formou em Comunicação pela Faap. Logo se tronou estagiária na DPZ, referência no mercado publicitário. Contratada mais tarde pela MPM Casabranca, foi auxiliar de redação na criação da MPM.
Amante da arte da dança, juntou-se ao Studio Ana Esmeralda, reconhecido pelas coreografias de flamenco, tendo se apresentado nos palcos do MASP, Teatro Sergio Cardoso e do extinto Palace, em São Paulo. Dançou ainda no emblemático Teatro Castro Alves, em Salvador, no Centro de Convenções de Olinda e no Teatro Nacional, em Brasília.
Foi pesquisadora de arte no Antiquário de Renato Magalhães Gouveia, função que também desempenhou no MASP. Estudou Psicanálise, cursando a linha lacaniana. E por fim associou-se à irmã Ana Tavares na empresa de consultoria de comunicação.
NO MEIO DO LIVRO – Lançamento e noite de autógrafos
Quando: 11 de novembro
Onde: Bar Balcão – Rua Dr. Mello Alves, 150, a partir das19h30