À meia-noite do dia 1º de janeiro, muitas pessoas no mundo celebram o Réveillon, o marco do início de um novo ano. É uma noite repleta de fogos, festas, desejos de prosperidade e esperança para o futuro. Mas o que poucos sabem é que, para muitas outras pessoas, de diversas culturas ao redor do mundo, o Ano Novo não ocorre na mesma data e é celebrado de formas únicas, ligadas a diferentes calendários e tradições.
O Calendário Gregoriano é a base do Ano Novo Ocidental
O calendário gregoriano, implementado em 1582 por iniciativa do papa Gregório XIII, tornou-se o padrão global para marcar o ano civil. Essa adoção facilitou as relações e negociações internacionais, mas não atrapalhou os calendários tradicionais de muitos povos, que preservaram suas celebrações ancestrais. Enquanto o 1º de janeiro marca o início do ano para o Ocidente, em outras culturas, o Ano Novo está alinhado com fenômenos lunares, solares ou eventos religiosos.
Ano Novo Chinês
Talvez a mais conhecida celebração de ano novo diferente do calendário gregoriano seja o Ano Novo Chinês, que é celebrado durante a primeira Lua Nova após o solstício de inverno no hemisfério norte. Por isso, ocorre nos meses de janeiro ou fevereiro. A festa de virada de ano dura cerca de uma semana, e além das comidas tradicionais, parentes e amigos costumam se presentear com envelopes vermelhos contendo dinheiro, como uma forma de desejar e atrair riqueza e fartura para o novo ciclo. Cada novo ano é dedicado a um dos doze animais do horóscopo chinês.
Próxima Data: 29 de janeiro de 2025 Tradições incluem fogos de artifício para afastar espíritos malignos, banquetes familiares e a famosa “Bandeja da União”, repleta de doces que simbolizam saúde, fortuna e felicidade.
Ano Novo Judaico
O Ano Novo Judaico é uma festa móvel, isto é, varia de ano para ano quando comparada ao calendário gregoriano. A data é determinada pelas fases da lua e ocorre durante ou próximo ao outono do hemisfério norte. Por isso, geralmente a data é celebrada entre os meses de setembro e outubro do calendário ocidental. As celebrações se iniciam ao pôr do sol da véspera do primeiro dia do ano e duram por alguns dias, sendo seguidas pelo feriado de Yom Kipur, o dia da reconciliação.
Rosh Hashaná – Próxima Data:22-24 de setembro de 2025
O Ano Novo Judaico é um momento de introspecção e renovação espiritual. A celebração é marcada pelo toque do shofar e pelo consumo de alimentos simbólicos, como sementes de romã, que representam um ano de boas ações.
Ano Novo Persa – Nowruz
Próxima Data: 20 de março de 2025
Também chamado de Ano Novo Persa, o Nowruz marca o equinócio da primavera no calendário solar iraniano. Celebrado com fogueiras, poesias e festas, simboliza renovação e superação. Amplamente comemorado na Ásia Central e entre comunidades iranianas, é um momento de reflexão e união familiar.
Ano Novo Tailandês – O Songkram é o ano novo tailandês. Seu nome vem do sânscrito e significa “passagem astrológica”.
Próxima Data: 13 a 15 de abril de 2025
O Ano Novo tailandês segue o movimento solar e é famoso pelas batalhas de água nas ruas. A água simboliza purificação e renovação, e as celebrações também incluem rituais de respeito às gerações mais velhas.
Ano Novo Islâmico – Muharram
O calendário islâmico tem 354 dias, ou seja, 11 dias a menos que o gregoriano. Por este motivo, a data do Ano Novo Islâmico varia de ano para ano em relação ao calendário gregoriano. As celebrações começam ao pôr do sol do dia anterior à chegada do primeiro mês do ano islâmico, chamado de Muharram, e duram cerca de 10 dias. Contudo, diferente da tradição ocidental, a celebração do Ano Novo Islâmico é mais introspectiva, com atos de compaixão, jejum e oração.
Próxima Data: 26-27 de junho de 2025 – Para os muçulmanos, é um período de reflexão, oração e gratidão. As tradições variam entre as vertentes xiita e sunita, mas ambas compartilham um caráter espiritual e contemplativo.
Ano Novo Etíope – Enkutatash
No calendário etíope, o ano novo é comemorado no dia 11 de setembro do calendário gregoriano. Chamado de Ekutatash, seu nome significa “presente de joias” e tem relação com o retorno da rainha do Sabá à Etiópia após uma visita ao rei Salomão. A festividade coincide com o fim do período de chuvas e início da primavera e época de colheitas. É marcada por banquetes entre amigos e familiares, além de ser associada à cor amarela, devido às flores que costumam se abrir durante a época nessa região. Também são comuns as procissões coloridas de boas-vindas ao novo ano, além de tochas de fogo que são acesas na frente das casas. O Ano Novo Etíope, baseado em um calendário solar, celebra o início de um novo ciclo agrícola. Marcado por reuniões familiares e pratos tradicionais, ocorre na época em que as flores começam a desabrochar após a estação das chuvas.
Ano Novo Hindu
A Índia é uma nação muito rica em diversidade cultural. Abriga diversos povos de diferentes costumes que formam hoje o povo indiano. Após sua independência, em 1947, havia mais de 30 calendários no país, que determinavam, por exemplo, as festividades religiosas hinduístas, budistas, jainistas e islâmicas.
Em 1957, o governo indiano adotou um calendário nacional que unificasse os demais, tendo como base o calendário Saka. O ano é bastante parecido com o do calendário gregoriano, mas começa na primavera do hemisfério norte, que corresponde aos meses de março e abril para o ocidente.
Entretanto, devido às diferentes tradições e culturas existentes na Índia, a celebração de Ano Novo pode ocorrer em diferentes datas pelo ano, além do famoso Réveillon do calendário gregoriano.
Diwali
Próxima Data: 20 de outubro de 2025
Também conhecido como o Festival das Luzes, o Diwali é celebrado principalmente na Índia como um recomeço. Decorar casas com luzes e dar as boas-vindas à deusa Lakshmi são tradições centrais.
Ano Novo Puthandu
O Puthandu é a data de ano novo celebrada no Tamil Nadu (estado indiano), Sri Lanka, Malásia, Cingapura e Ilhas Maurício. Normalmente cai em meados de abril do calendário gregoriano, e é considerado o dia em que o deus Brahma iniciou a criação do universo.
Ano Novo Inca
Apesar da civilização inca ter sido extinta com a chegada dos espanhóis à América, esse povo, com sua cultura e tradições, sobrevive na ancestralidade de muitos povos da região dos Andes, especialmente do Peru e da Bolívia. Contudo, atualmente, as celebrações do ano novo inca contêm elementos do cristianismo, especialmente por coincidir com o natal cristão.
O ano novo inca tem início no solstício de verão do hemisfério sul, e é uma festa religiosa em honra ao deus Sol. Para celebrar, eram feitos sacrifícios de animais e, além disso, as pessoas mascavam coca e dançavam durante toda a noite.
Ano Novo Iorubá
O calendário iorubá baseia-se no número 4: quatro fases lunares, quatro elementos, quatro pontos cardeais e quatro estações do ano. Assim, a semana tem 4 dias, sendo cada um dedicado a um orixá. Cada mês tem sete semanas, e o ano conta com 13 meses.
Contudo, para conciliar com o calendário gregoriano, o povo iorubá também usa os sete dias por semana e quatro semanas por mês, especialmente para os negócios. O ano novo iorubá acontece no dia 3 de junho do calendário gregoriano, coincidindo com o início da colheita do inhame, mas pode variar de um local para outro.
Ano Novo Wicca
O Wicca é uma religião neopagã que resgata a espiritualidade, costumes e cultura de povos ancestrais, como os celtas e pagãos da Grã-Bretanha. O Ano Novo Wicca é conhecido como Samhain e acontece em 31 de outubro do calendário gregoriano. Essa festividade deu origem ao Halloween.