Em comemoração aos 476 anos de Salvador, a cidade será palco de uma série de atrações gratuitas que prometem animar soteropolitanos e turistas. Até domingo (30), eventos musicais, esportivos e culturais movimentarão diferentes pontos da capital baiana, promovendo uma celebração vibrante e acessível.
Música e Cultura no Centro Histórico
No domingo (30), a Praça Municipal volta a ser palco de grandes apresentações. A partir das 18h, o público poderá curtir os shows gratuitos de Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis. A noite ainda contará com as performances animadas do Cortejo Afro, ÀTTØØXXÁ e Sued Nunes.
“Salvador é uma cidade que tenho um carinho muito grande. Sou sempre muito bem recebida na Bahia e tenho uma relação especial com o estado. Cantar no aniversário da capital baiana será incrível! Vamos juntos comemorar os 476 anos de Salvador com muita música e animação”, celebrou Pabllo Vittar.
Volta ao Dique com Mudei de Nome
No domingo (30), às 11h, acontece a tradicional Volta ao Dique, liderada pelo grupo Mudei de Nome. O evento, que se consolidou como um dos principais momentos das festividades, terá início em frente à Arena Fonte Nova. No comando do “Pranchão”, os músicos Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha prometem uma apresentação vibrante, resgatando sucessos da Axé Music.
“É um enorme prazer para nós ver que a cidade abraçou essa ideia desde a nossa estreia em 2015. A ‘Volta no Dique’ tem um apelo forte, pois buscamos resgatar a memória afetiva musical das pessoas”, destacou Ricardo Chaves.
Movimento Boca de Brasa e Arte Urbana
O sábado (29) será marcado pelo encerramento do Movimento Boca de Brasa, com programação especial no Espaço Cultural da Barroquinha. Das 13h às 16h30, o Aulão Mete Dança Boca de Brasa trará coreografias comandadas por Elivan Nascimento, Hélio Oliveira e Edilene Alves.
A partir das 17h, a “Ocupação Sound System – Conexões Afro-latinas” transformará a Barroquinha em um reduto cultural, conectando Salvador e Jamaica. O Ministereo Público, pioneiro do sound system na Bahia, receberá o cantor jamaicano Jesse Royal para uma apresentação especial. Além disso, haverá oficina de grafite conduzida pelo artista Core, feira de economia criativa e exposições culturais no Teatro Gregório de Mattos.
Esporte e Competição
O esporte também tem espaço na celebração do aniversário da cidade. No sábado (29) e domingo (30), acontece o Oceanman, competição internacional de natação que contará com provas de diferentes distâncias, com destaque para a Oceanman (10 km) e a Half Oceanman (5 km), ambas com chegada no Porto da Barra.
Já para os apaixonados por corrida, a Salvador 10 Milhas reunirá quase 5 mil atletas no domingo (30), com percursos de 10 e 5 milhas, partindo do Rio Vermelho e da Praça Maria Felipa, respectivamente. A edição deste ano homenageia os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai e contará com atrações musicais ao longo do trajeto para animar os participantes.
Programação Completa
A programação detalhada das celebrações dos 476 anos de Salvador está disponível no site oficial do evento. Para conferir todas as atrações e horários, basta acessar: https://festivaldacidade.salvador.ba.gov.br/.