Comédia nordestina é o primeiro sitcom com plateia da carreira do diretor baiano
Um bar onde o forró é quente, a cerveja está sempre gelada, a carne de sol vem com uma boa dose de nata e o dono é uma figuraça. Este é o cenário da nova série de televisão Forróbodó da Paixão, que conta com direção de Fernando Guerreiro e produção da Têm Dendê. A obra será gravada em Salvador, entre os dias 9 e 20 de março.
Ao longo de oito episódios, a série conta a história do Bar do Paixão, localizado em Caicó, no Rio Grande do Norte. Com a morte do dono do estabelecimento de forró tradicional, Legítima, uma jovem cozinheira, precisa se desdobrar para manter o local funcionando em meio a relações amorosas, problemas financeiros, herdeiros loucos e os constantes ataques de sua mãe, uma milionária disposta a qualquer coisa para derrubar o lugar.
A obra será gravada no palco do Teatro Sesc Casa do Comércio (avenida Tancredo Neves). A série tem formato sitcom, estilo de comédias produzidas para a televisão, e contará com público. Os ingressos serão disponibilizados em breve. O anúncio dos bilhetes poderá ser acompanhado no perfil do Instagram @temdende_.
A obra será exibida pelo SBT Nordeste e tem roteiro assinado por Caio Guerra, Letícia Simões e Claudio Simões. Em cena estarão os atores Carlos Betão, Mariana Costa, Denise Correia, Ana Mametto, Edmilson Barros, Matteus Cardoso e Álvaro Dantas. A série contará com participações especiais do comediante Matheus Buente, da drag queen Nininha Problemática e dos atores Roberta Azevedo, João Guisande, Zeca de Abreu, Luiz Pepeu, Gil Teixeira, Daniel Farias, Felipe Mago e Hugo Bastos, além de músicos convidados: Liv Moraes, Almério, Chambinho e Rapadura.
Fernando Guerreiro, que tem mais de quatro décadas dedicadas à dramaturgia – ressalta que Forróbodó da Paixão é um comédia nordestina e com um elenco predominantemente da região: “É o primeiro sitcom com público da minha carreira, dentro de uma temática que eu adoro, podendo me aprofundar nessa pesquisa, envolvendo artistas de vários estados do Nordeste, inclusive da Bahia. É a possibilidade que eu tenho de continuar aprendendo através do exercício dessa linguagem tão fascinante que é o audiovisual e poder também mergulhar nessa pesquisa da comédia, principalmente da comédia nordestina. Só pontos positivos e acho que essa empreitada vai ser muito divertida”.
Vânia Lima, diretora da Têm Dendê, também destaca o tom de comédia da obra: “É uma série muito divertida, com um elenco e toda equipe incríveis. Este projeto tem ainda a direção de Guerreiro, que temos o orgulho de estar trabalhando junto neste sitcom“, conta ela, um dos nomes à frente do grupo baiano que atua há 24 anos em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos, com uma cartela expressiva com mais de 40 títulos.
Além de direção geral de Fernando Guerreiro, a série Forrobodó da Paixão conta com direção de Vânia Lima, assistência de direção de Alan Miranda e Spike Luu, direção de fotografia de Claudio Antonio, direção musical de Luciano Salvador Bahia, Coreografia de Dudé Conceição, coordenação de produção de Karina Paz e Cristiano Luz de Morais, direção de arte de Erick Saboya, figurino de Bruna Di Paolo / Supernova e maquiagem assinada por Rafael Jones.
Elenco principal
Carlos Betão (Personagem: Paixão, dono do bar mais famoso da região, onde os maiores nomes do forró realizam apresentações semanais com orgulho)
Nascido em Itabuna (BA), Betão é formado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui mais de 35 anos de carreira. Considerado um dos mais expressivos artistas da cena baiana, foi ganhador do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Ator por sua atuação em “SARGENTO GETÚLIO” (2011), obra de João Ubaldo Ribeiro e dirigida por Gil Vicente Tavares. Em TV já atuou “GABRIELA” (2012/TV GLOBO), “VELHO CHICO” (2016/TV Globo) e “SEGUNDO SOL” (2018/TV Globo).
Mariana Costa (Personagem: Legítima, filha de Paixão, trabalha como cozinheira e faz-tudo no bar do pai)
Mariana Costa é atriz, cantora e modelo. Nascida e criada na capital cearense, a artista atualmente é estudante de cinema da Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes e também estudante de Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Com 23 anos, ela trabalha como atriz profissional desde 2016. Entre os seus trabalhos de destaque estão as séries O Cangaceiro do Futuro (Netflix/2022) e Um conto em cada ponto (TV Brasil/2017). Em 2017, Mariana conquistou os prêmios de atriz revelação no Ceará em Cena, na categoria Principal, e XXXI Troféu Carlos Câmera, na categoria Juvenil.
Denise Correia (Personagem: Judith, ex-mulher de Paixão, que, após a morte do antigo amor, volta para Caicó na intenção de vender o bar e transformá-lo em um grande shopping)
Filha da cidade de Alvorada do Sul, Região Metropolitana de Londrina, no Paraná, Denise chegou em Salvador ainda adolescente. Na capital baiana se formou em Direito e embarcou no sonho de fazer teatro. Desde então, ela coleciona peças como ‘O Sumiço da Santa’ (2012), ‘H2 Ópera’ (2009), ‘Se Acaso você Chegasse’ (2011) – quando viveu a cantora Elza Soares – e ‘Pedaço de Mim’ (2002), inspirado no universo musical de Chico Buarque de Hollanda. Na televisão fez participação nos primeiros capítulos de Velho Chico (2016/TV Globo).
Ana Mametto (Personagem: Paloma, que vive na Europa e volta para o Brasil ao descobrir ser uma das herdeiras de Paixão, seu tio distante)
Atriz e cantora, Ana Mametto iniciou sua carreira artística como backing vocal de artistas como Carlinhos, Brown, Daniela Mercury e Claudia Leitte. Em 2010 começou a seguir carreira solo. Em 2017 lançou seu primeiro EP, intitulado “Mametto”, com seis faixas e participações especiais de Mateus Aleluia e Bule Bule. Sua primeira atuação no teatro profissional foi em 2018 no espetáculo “De um tudo”, de Fernando Guerreiro. Em 2019 interpretou a rainha Titânia no musical “Sonho de uma noite de verão na Bahia”, em que ganhou o Prêmio Braskem como Atriz Revelação. Em 2022 atuou na série “Só se for por amor”, da Netflix. No ano passado lançou o EP “Firmamento”.
Edmilson Barros (Personagem: Paulista, gerente do Bar do Paixão que não se conforma com o fato do chefe ter deixado o estabelecimento de herança para desconhecidos)
Natural da capital pernambucana, Edmilson Barros é um ator com atuação em teatro, cinema e na televisão. Nas telonas fez parte do elenco de filmes como Mussum, o Filmis (2023), Minha Mãe É Uma Peça (2013), e O Bem-Amado (2010). Já nas telinhas atuou em novelas como Nos Tempos do Imperador (2021), Bom Sucesso (2019) e Velho Chico (2016).
Matteus Cardoso (Personagem: Artemides, publicitário sem sucesso na carreira que vê a herança deixada por Paixão, primo de seu pai, uma oportunidade para o seu negócio próprio)
Formado em Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Matteus é especializado em Direção e Ficção para Cinema e TV pela VGIK – ВГИК – Instituto Federal Russo de Cinematografia em Moscou. Ator do Grupo de Teatro Carmin, ele já circulou o Brasil com peças como Jacy, indicada ao prêmio APCA de 2017 nas categorias de melhor direção e melhor dramaturgia, e A Invenção do Nordeste, baseada na obra homônima do Professor Doutor Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Protagonista e roteirista da websérie de comédia Dalton/Hebe e elenco fixo na websérie de drama SEPTO, ele também interpretou o personagem Joel Leiteiro em Mar do Sertão (TV GLOBO/2022).
Álvaro Dantas (Personagem: Carneirinho, advogado encarregado de cuidar do inventário de Paixão e jovem apaixonado por Legítima)
Natural do Rio Grande do Norte, Álvaro Dantas é ator, bailarino e apresentador. Acumula experiências artísticas profissionais desde 2007 em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos de dança (Proibido Elefantes-Cia Gira dança, Die Einen, die Anderen Cie Toula Limnaios), montagens teatrais (Céu de estrelas, Musical Beco da Alma, Studio Ribeira, Contos Potiguares), apresentação de eventos (Domingo na Arena, Fundação Parnamirim de Cultura), produções audiovisuais (Longa: O Alecrim e o sonho; Curta: Lá Fora; Clipe: Deixa o sol entrar) workshops e oficinas. É bailarino da Companhia Giradança há 12 anos, um dos fundadores do Acordo Coletivo de Teatro e é apresentador do Domingo na Arena, promovido pelo Arena das Dunas e os eventos da Fundação Parnamirim de cultura.