Velhos parceiros e amigos do grupo, os artistas convidados irão reverenciar a história do Botequim e fortalecer o canto pela alegria da noite
Aniversário é um convite para celebrar com grandes amigos e estar perto de quem faz parte da nossa história. Ao completar 18 anos, é nesse clima que o Grupo Botequim quer festejar sua maioridade e, por isso, os três convidados da roda de samba comemorativa nesta sexta-feira (11), a partir das 21h, no Pátio do Santo Antônio Além do Carmo, trazem a marca de serem grandes parceiros do grupo que ampliou a vivência do samba em Salvador.
Um deles traz o legado de um mestre griô e a trajetória de 81 anos como um dos mais expressivos compositores do samba da Bahia. Reginaldo de Souza, Seu Regi de Itapuã, não é só um grande amigo do Botequim, mas uma figura que incentiva e inspira o grupo. Também do alto da sabedoria de quem tem o samba como religião, Gal do Beco não é só madrinha do Botequim, mas frequentadora assídua, sempre emprestando sua voz, que agora vai engrossar o coro de parabéns à trajetória de 18 anos do grupo.
O terceiro convidado não é apenas um amigo do Botequim. O violonista Pedro Habib, Pedrão, cantor, compositor, historiador e capoeirista, é um dos fundadores do grupo ao lado de Roberto Ribeiro e a sua presença confirma que o samba é, acima de tudo, união, parceria e resistência.
“Sem dúvidas, é um momento muito especial. Eu olho para trás e um filme passa na minha cabeça. O Botequim consegue alcançar várias gerações dentro dos nossos eventos de casa cheia, e estamos conquistando novos públicos, o que mostra nossa força e resistência diárias, devido à nossa filosofia e percepção do samba. Estamos todos muito felizes em ver esse legado que a gente tem construído pelo samba na cidade, através de todos os integrantes que fundaram e passaram pelo Botequim. Somos um grupo que leva à frente tudo que foi plantado desde o início. Vai ser uma noite linda em comemoração aos 18 anos de luta pelo samba, com a contribuição de muitos convidados especiais”, comenta o cavaquinista Roberto Ribeiro.
Enquanto último remanescente da primeira formação e um dos fundadores do grupo, Roberto Ribeiro acredita que o Botequim já está na maioridade faz tempo, uma vez que sempre se mostrou muito maduro, consciente e determinado do que queria fazer. “É uma oportunidade de consagrar o samba em primeiro lugar, relembrando uma bagagem bonita de dedicação, shows, viagens, acolhimento, e com a honra de ter escrito um pouco da história do samba na Bahia”, completa.
A roda do dia 11 de outubro vai reafirmar a autenticidade do grupo, que tem como marca registrada uma interação calorosa com o público, que não hesita em cair no samba, dançando e cantando junto aos músicos: Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).
GRUPO BOTEQUIM – Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim completa neste mês de outubro 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.
SERVIÇO
Grupo Botequim – 18 anos
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 11 de outubro (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/grupo-botequim-roda-de-aniversario-18-anos/2664594