Editora baiana marca presença também na Coreia e nos Emirados Árabes; livro de Goya Lopes é um dos destaques
A convite da Feira do Livro de Bolonha, a Solisluna participa da 11ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil China (CCBF), em Xangai, que ocorre de 15 a 17 de novembro, no Centro de Convenções e Exposições Shanghai World Expo. A CCBF é a principal feira inteiramente dedicada a livros e conteúdos específicos para crianças na região Ásia-Pacífico.
Lá, a editora estará no BOP – Lounge de Prêmios de Bolonha, área dedicada aos vencedores e finalistas mundiais do Prêmio Bolonha para as Melhores Editoras Infantis do Ano. No ano passado, a Solisluna foi a única editora brasileira finalista do Bologna Prize for the Best Children’s Publishers of the Year (BOP). O BOP reconhece anualmente as editoras mais significativas em cada uma das seis regiões do mundo: África, América Central e do Sul, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania.
O editor Kin Guerra, que tem se dedicado ao trabalho de internacionalização do catálogo da editora, está representando a Solisluna na China: “Sinto grande orgulho e felicidade por ter a oportunidade de levar nossos livros para vários países e representar nossos talentosos autores e ilustradores. Temos uma produção editorial de beleza singular que merece destaque nos eventos do livro pelo mundo afora”, destaca ele.
Goya Lopes
Além da participação no estande do BOP, o livro ‘Tecelagem – uma história ilustrada’, de Goya Lopes, participa da exposição do Children Plus Special Exhibition A Fabulous Wardrobe – Fashion, clothing and threads in children’s Picture Books. Criada em 2019, em parceria com a Drosselmeier e Campus di Rimini Alma Mater Studiorum Università di Bologna, a exposição tem como tema central a moda e conta com mais de 150 obras sobre tecidos, fios, histórias, roupas e tudo o que pode ser relacionado a esse universo. Os livros serão exibidos na entrada da feira em Xangai.
Busan, na Coreia
A última parada será na edição de estreia da Busan International Children’s Book Fair (BICBF), a primeira feira internacional de livros infantis da Coreia. O evento acontece de 28 de novembro a 01 de dezembro, e surge como espaço de trocas e reuniões de editores, autores, ilustradores e profissionais da indústria literária.
Kin Guerra estará na feira a convite da BICBF. Ele foi selecionado pelo Programa de Convite para Editores Estrangeiros, um programa internacional de bolsas, com foco na construção de relações comerciais ativas e no fortalecimento dos intercâmbios entre especialistas em publicação de todo o mundo e editores coreanos.
O evento disponibiliza um estande para a Solisluna. O editor fará uma apresentação sobre o mercado editorial na América Latina, com foco no Brasil. Durante os dias do evento, dois alunos da Universidade de Busan darão apoio ao estande do Brasil: uma estudante brasileira que faz intercâmbio na Coreia, e um estudante coreano que estuda português. A conexão foi feita por intermédio da embaixada do Brasil na Coreia.
Sharjah, nos Emirados Árabes
Antes de ir para Xangai, Kin Guerra participou da 14ª Conferência de Editores, em Sharjah, nos Emirados Árabes, que aconteceu de 3 a 5 de novembro, com palestras, mesas redondas sobre o mercado editorial e rodadas de negócios com editores internacionais. A conferência contou com profissionais de 108 países e mais de 47 palestrantes internacionais, que abordaram temas como marketing de conteúdo, produção de audiolivros, aplicações de IA, estratégias de distribuição digital e sustentabilidade. O evento antecedeu a Feira Internacional do Livro de Sharjah e tem como objetivo gerar oportunidades de networking e discussões sobre o futuro do setor. Kin participou da conferência a convite da própria feira.
Sobre a editora
Com sede na Bahia, a Solisluna Editora foi fundada em 1993 e se mantém de forma independente. Além de realizar projetos e ações que levam à reflexão sobre diferentes realidades, é comprometida com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade, como cultura, inteligência e sensibilidade. Em 2024, foi a única editora brasileira a ficar entre as finalistas do Bologna Prize (BOP) Best Children´s Publishers of the Year, uma das premiações literárias para as infâncias mais importantes do mundo.