Scanntech aponta crescimento de vendas unitárias do item neste ano de 4% em relação a 2023, em consequência das ondas de calor registradas em março, maio e junho
Nos últimos anos, com o avanço das mudanças climáticas e a ocorrência de ondas de calor fora de época, o consumo de sorvetes tem se tornado ainda mais relevante, não somente como sobremesa, mas como item necessário para o consumidor se refrescar. De acordo com dados da Scanntech, plataforma de inteligência de dados com soluções para indústria e varejo, o aumento das temperaturas não só eleva a demanda por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, mas também afeta diretamente os hábitos alimentares, levando a um maior consumo do sorvete, por exemplo, que – durante as ondas de calor registradas em setembro e novembro de 2023 – teve um significativo aumento nas vendas de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022. Já neste ano, no acumulado de janeiro a agosto, as vendas aumentaram 4% em relação ao mesmo período do ano passado, também em consequência das ondas de calor registradas em março, maio e junho.
“Se existe uma sobremesa que tem espaço garantido na mesa do consumidor, é o sorvete. Democrático, oferecendo uma infinidade de sabores, e versátil, ele não apenas agrada todos os paladares, mas também se tornou a base para inúmeras outras sobremesas. Independentemente do menu, o sorvete é sempre uma ótima escolha para encerrar uma refeição. Em setembro de 2023, durante a primeira onda de calor, o volume de vendas subiu impressionantes 64% em relação à média do ano (março a outubro). Esse crescimento espelha o padrão observado nos meses mais quentes do ano (novembro a fevereiro), que geralmente apresentam um aumento similar em relação à média anual”, completa Flávia Costa, Gerente de Estudos de Mercado da Scanntech.
Ainda segundo dados da Scanntech que analisa mais de 12 bilhões de tickets por ano em mais de 45 mil PDVs, durante a estação mais fria de 2023 (junho a setembro), o volume de vendas cresceu 7% em comparação com a média do período de março a outubro de 2023. Esse dado revela como as temperaturas anômalas estão redefinindo os hábitos de consumo dos brasileiros.