Será que você precisa trabalhar o autoamor?
Por Cássia Reuter
O coração acelera, a barriga embrulha e uma montanha-russa de sentimentos é criada quando a paixão nasce e começamos a sentir felicidade no amor… Culturalmente, existe um entendimento de que precisamos buscar alguém para estar ao nosso lado para sermos felizes. Mas hoje vivemos em um mundo onde, apesar de muitas vezes a felicidade ser associada a relacionamentos amorosos, surge um movimento empoderador de autoamor que desafia essa perspectiva. Compreender e cultivar este sentimento independentemente de relações românticas tornou-se uma nova abordagem para o bem-estar emocional. O especialista em relacionamentos Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, em entrevista ao site de dorispinheiro.com.br, fala sobre felicidade e dependência amorosa. Confira
Cássia Reuter – Minha felicidade depende do meu relacionamento com o objeto do meu amor?
Maicon Paiva – Buscamos muitos amortecedores para anestesiar a carência interna: comida, excesso de trabalho, de televisão, internet, e até mesmo de relacionamentos afetivo-sexuais. Muitas vezes, o(a) parceiro(a) se torna uma bengala, um suporte para dar vazão ao que não estamos sendo capazes de sentir por nós mesmos. Até um dia que você se vê tendo que olhar de frente para suas próprias dificuldades, vazios e dores, e o relacionamento não supre mais no lugar da felicidade encantada. Os desafios aparecem, as dificuldades de cada um emergem, e a vida convida a olhar para si. O relacionamento amoroso é um espelho de nós mesmos e se torna uma enorme oportunidade de aprendizado e autoconhecimento quando estamos dispostos a assumir a responsabilidade por nossa vida. Cuide-se e olhe para si. Tome as rédeas de sua felicidade.
CR – Como voltar a minha essência depois de passar por uma dor ou trauma em relacionamentos?
MP – O primeiro passo para enfrentar esse tipo de dificuldade e trabalhar a confiança em você mesmo, e num futuro parceiro, é entender que não é porque um relacionamento chegou ao fim de forma abrupta e inesperada que ele não trouxe experiências positivas. Quando você conseguir superar a sensação de abandono e reencontrar seu equilíbrio, conseguirá identificar o que melhor funcionou nessa vida a dois, mesmo que não tenha durado para sempre. Quando retomar o amor próprio e a autoconfiança, é importante que aprenda a se escutar; saber quais são seus desejos e necessidades quando se fala de uma vida a dois. Então, comece a soltar as amarras do medo e olhe ao seu redor.
CR- Como ser feliz em um relacionamento?
MP – Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor. Conviver com as pessoas, mesmo as que são amadas, não costuma ser fácil. Você precisa ter a sua individualidade dentro do relacionamento para ser capaz de correr atrás dos seus próprios objetivos. Ao mesmo tempo, precisa saber balancear os seus desejos com os desejos dos outros e respeitar a individualidade dele. São muitos os detalhes que podem ser esquecidos, por isso é importante ter calma e trazer para o relacionamento apenas coisas boas
Quem é Maicon Paiva – Espiritualista, se dedica a ajudar pessoas com problemas no relacionamento amoroso com o uso de magia. Por meio de sua mediunidade (clarividência), esse especialista em soluções para problemas diversos no amor já ajudou milhares de pessoas. Maicon também é o responsável pela casa de apoio espiritual em São Paulo, Espaço Recomeçar. Quando Maicon percebeu que poderia usar o seu dom da vidência para aconselhar e intervir de forma espiritual pelas pessoas, passou a fazer isso sem pensar duas vezes. Desde então, já são mais de 20 anos atendendo pessoas no Espaço Recomeçar, milhares de pessoas atendidas com sucesso. A missão do Espaço Recomeçar é ajudar as pessoas a terem um novo recomeço no amor. Não importa se a intervenção será para ajudar um casal que já está junto há anos.
“A felicidade, assim como o amor-próprio, são construídos quando amadurecemos a ideia de que a nossa fonte de alegria não depende da plenitude, de amizades, relacionamentos ou da carreira, então, a vida consequentemente faz mais sentido. Não podemos transferir toda a nossa carga em alguém, porque isso pode levar a uma dependência emocional, no qual ambas as partes da relação estão enjauladas, se privando de viver um relacionamento leve e feliz. No Espaço Recomeçar, recomendamos a Consulta Espiritual como forma de processo de autoconhecimento, auxiliando para conseguirem entender sua singularidade e conheçam o verdadeiro amor”, afirma Maicon Paiva.