Consumidores estão mais atentos aos benefícios de iniciar o autocuidado desde cedo
Um relatório da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) mostrou que pelo menos uma pessoa em 59% das casas brasileiras faz uso de algum suplemento, mostrando o avanço do setor que deve ultrapassar a marca de US$ 525 bilhões até 2025, segundo um estudo da FMI (Future Market Insights).
O que vem chamando bastante a atenção do mercado é o uso de produtos voltados para a saúde e bem-estar por parte de pessoas mais experientes. Ainda de acordo com dados da FMI, a área de suplementos e vitaminas para idosos deve passar dos US$ 140 bilhões em 2024 para US$ 265 bilhões até 2032.
“O setor tem passado por uma transformação significativa e as principais marcas estão a investir fortemente em pesquisas e novos produtos que ajudam a manter a saúde e o bem-estar a longo prazo, ao invés de apenas tratar sintomas ou focar na cura. Este movimento reflete uma mudança na consciência dos consumidores, cada vez mais atentos aos benefícios de iniciar o autocuidado desde cedo e garantir uma vida mais ativa e saudável”, comenta Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos.
O diretor conta que a ideia de que “prevenir é melhor do que remediar” é o principal objetivo por trás dessa nova tendência e marcas renomadas estão a adotar abordagens inovadoras voltadas para o fortalecimento do sistema imunitário e melhorar a função cognitiva e suporte à saúde cardiovascular e metabólica.
Proteínas, vitamina D, vitaminas do complexo B, ômega 3 e minerais, como cálcio, ferro e zinco, são alguns exemplos dos principais suplementos que podem auxiliar a envelhecer com saúde e ajudar a preservar a vitalidade e a qualidade de vida. Suplementos com colágeno, sobretudo focados em quadros de osteoartrite, que melhoram dores causadas pelas doenças osteoarticulares, regeneração e lubrificação também são citados pelo diretor da Pronutrition.
Conforme o relatório da Mintel Marketing para Pessoas Acima de 55 Anos – Brasil 2022, os gastos com medicamentos e produtos de cuidados com a saúde (como vitaminas e analgésicos) é uma prioridade para 56% da geração baby boomers, que correspondem aos nascidos entre 1945 e 1964.
“Outro ponto interessante é que as marcas estão preocupadas com a educação para informar os consumidores sobre a importância do uso consistente de suplementos preventivos. Campanhas de sensibilização e informações claras sobre benefícios específicos ajudam a criar um público mais consciente e bem informado”, complementa Neves.
No entanto, o diretor também ressalta que embora a suplementação possa trazer vantagens para diversos aspectos da saúde dos idosos, ela não substitui uma alimentação equilibrada, bem como manter a hidratação com o consumo adequado de água, sucos e chás diariamente.
“O futuro da suplementação está na prevenção. Hoje, com suplementos adequados e direcionados, alinhados a uma alimentação saudável e atividade física, é possível viver com mais energia e reduzir riscos de doenças que impactam a longevidade e o bem-estar”, conclui Francisco.