Nesta quarta-feira (4 de dezembro), a partir das 6h, o Pelourinho será palco para uma das manifestações mais tradicionais da Bahia, a Festa de Santa Bárbara. Milhares de pessoas vestidas de branco e vermelho se reúnem no coração do Centro Histórico para celebrar a devoção, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A Festa de Santa Bárbara é uma realização da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, com apoio da SecultBa, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do IPAC.
A programação da festa em 2024 começa às 6h com alvorada festiva, na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos; seguida por salva de clarins, às 8h, na sacada da sede do CCPI e missa campal no Largo do Pelourinho. Após a missa, ocorre a procissão com sete andores decorados com santos católicos pelas ruas do Centro Histórico. No turno da tarde, o público vai poder conferir shows gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo e no Pelourinho.
No palco principal da Festa (Largo do Pelourinho), os shows começam às 14h30h, com a cantora Illy e o projeto “Samba de Djanira”, que apresenta os clássicos do samba nacional. Às 16h30, quem sobe ao palco é a cantora Marcia Short, com o show “Portal Black”, no qual a artista exalta as vozes da MPB (Música Preta Brasileira). Encerrando a programação no Largo do Pelourinho, às 18h30, sobe ao palco o Samba de Oyá, grupo feminino que faz reverência aos orixás em seu repertório. A festa será comandada pelo mestre de cerimônia Jorginho Commancheiro.
No Largo Pedro Archanjo, a cantora Silvia Britto sobe ao palco, às 11h, na sequência, às 13h30, é a vez do grupo Bambeia se apresentar e o encerramento da festa no largo será às 15h30, com o grupo de samba O Pretinho e o show “Eparrey Oyá”. No Largo Tereza Batista, às 14h, DJ Raffa Maciel faz a abertura do show do Grupo Movimento, que começa às 16h30. Já no Largo Quincas Berro D’Água, as apresentações iniciam às 14h, com Viola de Doze e às 16h30, com o grupo Catadinho do Samba, formado por moradores e ex-moradores do Pelourinho. Todos os shows são gratuitos.
A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia e reúne milhares de fiéis que vão às ruas do Pelourinho e do Centro Histórico para saudar a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados, e também para reverenciar a Orixá Iansã. As duas entidades, uma de tradição católica e a outra de matriz africana, estão associadas às cores vermelho e branco e às mulheres guerreiras e valentes. É comum, durante a festa, escutar o público saudar a santa e a orixá com expressões como “Amém!” e “Eparrei!”.
Largo do Pelourinho
14h30 – Illy em ‘Samba de Djanira’
16h30 – Marcia Short em ‘Portal Black’
18h30 – Samba de Oyá
Largo Pedro Archanjo
11h – Silvia Britto
13h30 – Bambeia
15h30 – O Pretinho em ‘Eparrey Oyá’
Largo Tereza Batista
14h – DJ Raffa Maciel
16h30 – Grupo Movimento
Largo Quincas Berro D’Água
14h – Viola de Doze
16h30 – Catadinho do Samba