O turismo médico, também conhecido como turismo de saúde, tem se consolidado como uma tendência global, permitindo que pacientes de diferentes países busquem tratamentos e procedimentos estéticos em destinos renomados por sua expertise e infraestrutura médica avançada. Dentre os diversos procedimentos procurados por mulheres que residem fora do país, a ninfoplastia, também conhecida como labioplastia, tem ganhado destaque no território brasileiro, atraindo interessadas de todos os cantos do mundo.
De acordo com um levantamento realizado pelo Patient Beyond Borders, um guia especializado e fonte dedicada ao segmento, o mercado de turismo médico movimentou cerca de US$ 80 bilhões em 2023, com aproximadamente 20 milhões de pessoas viajando para outros países a fim de receber atendimento médico especializado ao longo do ano. Adicionalmente, a pesquisa estima que o turismo de saúde cresce entre 15% e 25% por ano, evidenciando a popularidade das viagens internacionais em busca de especialistas das mais diversas áreas médicas.
Nesse contexto, um dos procedimentos que possui alta demanda no Brasil é a ninfoplastia, uma cirurgia estética que visa corrigir a aparência dos pequenos lábios vaginais, proporcionando maior conforto, autoestima e bem-estar às pacientes. Além dos benefícios estéticos, muitas mulheres optam por essa cirurgia para aliviar desconfortos físicos causados por hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios. Por representar não só uma oportunidade para clínicas e profissionais, mas também uma possibilidade de melhoria de qualidade de vida para mulheres de todos os países, é importante conhecer os valores e formas de se programar para realizar o procedimento em território brasileiro.
“O Brasil se destaca como um dos principais destinos por oferecer uma combinação de profissionais altamente qualificados, tecnologia de ponta e custos mais acessíveis em comparação a outros países. Em 2023, fomos o segundo lugar no ranking de países que mais realizam procedimentos estéticos de acordo com a Sociedade Interncional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Essa posição significativa ilustra nossa expertise no campo e, mais do que isso, evidencia como é importante falar sobre os procedimentos que dominamos, como é o caso da ninfoplastia, amplamente procurada por mulheres mais velhas de inúmeros países”, explica a Drª Fernanda Torras, especialista em Ginecologia Regenerativa Estética e Funcional e diretora médica da Clínica Torras.
Sobre a Fernanda Torras
Fernanda Torras é ginecologista e mastologista, especializada em Climatério e Menopausa, além de Ginecologia Regenerativa, Funcional e Estética. Com mais de 15 anos de experiência, é membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia. Atua como diretora clínica da Clínica Torras, referência em saúde da mulher 40+, atendendo pacientes de todo o Brasil, além de brasileiras que vivem no exterior. Para saber mais, acesse: https://drafernandatorras.com.br