Resultado final sai em 20 de setembro
A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou hoje os nomes dos cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2024 – Prêmio “Intelectual do Ano”. A escolha foi feita pela diretoria da entidade, baseada nos resultados de uma indicação aberta ao público. A lista contempla escritores que publicaram obra inédita de sua autoria no Brasil em 2023.
Criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey, o Troféu Juca Pato é uma homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, se destaque em qualquer área do conhecimento pela sua obra literária e também pela sua contribuição para o desenvolvimento e prestígio do país na defesa dos valores humanos, democráticos e republicanos.
A professora, escritora, ativista e empreendedora indígena carioca Eliane Potiguara está entre os finalistas por ter em 2023 o livro “O vento espalha minha voz originária” (Grumin Edições). O escritor, roteirista, dramaturgo, diretor de cinema, jornalista e defensor da causa LGBTQIA+ João Silvério Trevisan entrou na lista após o lançamento da autoficção “Meu irmão, eu mesmo” (Alfaguara).
Já a escritora paulista Maria Valéria Rezende publicou em 2023 seu livro de contos “O mistério de Digiolho” (Outubro Edições). A jornalista e escritora mineira Míriam Leitão foi escolhida após ter publicado o relato jornalístico “Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades” (Intrínseca). E a jornalista e escritora cearense Socorro Acioli fecha a lista de candidatos ao Juca Pato. Em 2023 ela publicou o romance “Oração para desaparecer” (Cia das Letras).
Nome do Intelectual do Ano sai em 20 de setembro
Na etapa final, um dos cinco finalistas será eleito o vencedor do Troféu Juca Pato, em votação pelas sócias e sócios da UBE, a ser realizada entre os dias 12 de agosto e 13 de setembro de 2024. Cada sócia ou sócio da UBE deverá escolher um dos cinco candidatos. O nome da escritora ou do escritor vitorioso será anunciado no dia 20 de setembro. Para participar da escolha do Juca Pato, é necessário que a escritora ou escritor se associe previamente à UBE clicando no link: www.ube.org.br/associe/
Criado em 1962, troféu é réplica de personagem
O Troféu Juca Pato é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). Careca por tanto levar na cabeça, cujo lema era “podia ser pior”, o Juca Pato encarnava as aspirações e frustrações da classe média brasileira.
Sobre a UBE
A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. O escritor Ricardo Ramos Filho é o seu atual presidente.
Desde a sua fundação, resultante da fusão entre a Sociedade Paulista de Escritores e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária.
Nos últimos anos, a UBE tem se manifestado pela manutenção e fortalecimento dos princípios republicanos que devem nortear o país. Promove encontros virtuais e presenciais com escritores de relevante importância para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como utiliza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.