Com estratégias assertivas e que estimulam a conversação, alcançar a fluência no idioma pode se tornar realidade em todas as idades. Adultos e idosos têm vantagens como maior disciplina, concentração e repertório linguístico no processo de aprendizagem do inglês. Para o especialista da KNN Idiomas, o segredo é a metodologia utilizada para motivar o aluno e tornar o ensino natural.
É comum ouvir que crianças conseguem aprender um novo idioma com mais facilidade e, que depois de uma certa idade, essa tarefa se torna quase impossível. Mas será que isso é mito ou verdade? Para especialista da KNN Idiomas, uma das maiores redes de escolas de idiomas do Brasil, com as estratégias de ensino certas, o aprendizado de uma nova língua pode ser eficiente em qualquer idade. Adultos e idosos, por exemplo, possuem vantagens únicas que contribuem para aprender inglês e alcançar a fluência no idioma.
“A ideia de que só crianças podem aprender inglês com facilidade é mito. O segredo é a metodologia utilizada e o engajamento do aluno. A KNN Idiomas possui método próprio e consagrado, com técnicas que dão confiança ao estudante, entendendo os diferentes perfis e estimulando a conversação de forma natural. Seja para impulsionar a carreira, viajar pelo mundo ou simplesmente treinar o cérebro, nunca é tarde para dar o primeiro passo rumo à fluência no inglês”, afirma o CEO da KNN Idiomas, Reginaldo Boeira.
Cérebro tem capacidade de aprendizado ao longo de toda vida
Pesquisas recentes em neurociência apontam que cérebro mantém sua capacidade de adaptação e aprendizado ao longo de toda a vida, possibilitando a aquisição de novas habilidades, como o aprendizado de idiomas, em qualquer idade. Na infância, o cérebro ainda está em formação, por isso tem maior flexibilidade para captar sons e padrões linguísticos com naturalidade. No entanto, adultos e idosos também têm vantagens que podem ajudá-los no processo para aprender inglês, como maior disciplina, concentração, repertório linguístico e entendimento gramatical.
Além disso, iniciar um curso de inglês na terceira idade traz outros benefícios cognitivos, como a ativação e o exercício da memória que podem retardar doenças, como o Alzheimer. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo e do Instituto de Ciências Médicas de Nizam em Hyderabad (Índia), por exemplo, descobriu que pacientes com demência que falavam mais de um idioma apresentaram sintomas da doença até cinco anos mais tarde do que pessoas que falavam somente uma língua.
Adquirir esse conhecimento após os 60 anos ainda pode ter vantagens emocionais, como aumento da autoestima e confiança dos idosos. Participar de aulas e interações sociais em inglês também estimula um estilo de vida mais dinâmico. “Muitos idosos acabam ficando restritos à convivência familiar e aprender inglês se torna uma forma de ampliar sua socialização e adquirir novas vivências, inclusive para buscar uma experiência de intercâmbio. Com métodos dirigidos exclusivamente na conversação, a KNN Idiomas contribui para uma prática descontraída e natural em inglês, facilitando o aprendizado em todas as faixas etárias”, explica Reginaldo Boeira.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br