Nenhum lugar em Salvador é melhor para fazer um tour pelas belíssimas e importantes igrejas do que o Centro Histórico. É possível conhecer todas elas num mesmo dia, passear pelas ruas, comer, beber e sentir de perto o clima que representa uma parte fundamental da essência da cidade. Reunimos aqui uma lista de igrejas católicas do Centro Histórico com horários de missas, visitação e taxas, assim você pode organizar melhor o seu passeio.
Catedral Basílica de Salvador – Terreiro de Jesus, Pelourinho
Fundação: 1672
É a “igreja mãe” de todos os templos católicos de Salvador, o maior templo construído pelos Jesuítas no Brasil. Abriga os principais atos litúrgicos do estado, presididos pelo arcebispo primaz. Possui um grandioso acervo de arte sacra.
Missas: quintas – 08h30, sábados – 08h20 (em latim) e domingos – 10h
Visitação: segunda a sábado – 09h às 17h – Taxa – 10,00 e domingo – 11h30 às 17h – gratuito
Igrejas de São Francisco – Ordem 1ª e Ordem 3ª – Rua da Ordem Terceira, Pelourinho
Igreja de São Francisco – Ordem 1ª
A Igreja e Convento de São Francisco foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A fachada é Barroca, assim como os painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco.
Igreja de São Francisco – Ordem 3ª
Fundação: 1703
Fachada em estilo Barroco, construída sob A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro. Uma das mais bonitas da Bahia. O local também abriga o único conjunto de azulejaria portuguesa que representa a cidade de Lisboa, em Portugal, antes do terremoto de 1755, e a “Casa dos Santos”, espaço que guarda imagens em tamanho natural.
Missas: segunda a sábado, das 09h às 17h.
Terça e domingo, das 09h às 16h.
Missas apenas na Ordem 1ª, de terça e domingo, às 17h
Visitação: taxa R$15 (combo válido para as duas igrejas)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho
Fundação: 1685
Foi construída por negros escravizados de fé cristã, que não tinham um espaço para a celebração das suas crenças. Durante as missas, os fiéis cantam e dançam ao som de atabaques, agogôs e pandeiros, instrumentos relacionados à cultura africana. É a única igreja dedicada aos santos negros que detém o título de Ordem Terceira. A igreja apresenta estilo rococó e altares neoclássicos.
Missas: domingo e segunda (Nossa Senhora), às 09h
Terça (Santo Antônio de Categeró), às 18h
Última quarta do mês (Santa Bárbara), às 18h
Primeira quinta do mês (São Benedito), às 18h.
Sextas – reza terço dos homens, às 18h
Visitação: taxa R$5,00 de segunda a sexta – 08h às 12h e 13h às 17hSáb – 8h às 12h
Igreja Basílica de Nossa Conceição da Praia – Rua da Conceição da Praia, bairro do Comércio, próximo a dois grandes cartões postais de Salvador: Elevador Lacerda e Mercado Model:
Fundação: 1549
A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1549, tendo a sua matriz elevada em 1623, é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O projeto foi desenvolvido em Portugal e sua atual construção que teve início em 1739 e seu fim em 1849, em estilo barroco, foi feita toda de pedra de Lioz trazida de Portugal, por solicitação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, mantenedora da Basílica. As pedras foram coladas com óleo de baleia e a obra durou 300 anos, envolvendo três gerações de artesãos.
Missas: segunda a sábado – 07h30
Domingo – 08h e 10h30
Obs: no terceiro domingo do mês a missa começa às 07h30 com transmissão pela rádio Excelsior
Visitação: gratuita de segunda a sexta – 07h30 às 16h
Sábado e domingo – 07h às 12h
Nós estamos construindo um calendário de festas sagradas e profanas de nossa terra.
Queremos receber informações para tornar ele rico e atual. Por favor envie para o e-mail dorispinheirojornalista@gmail.com a sua programação. Obrigada!