O diretor Jon Lewis traz personalidades que constroem outras formas de viver Salvador
Com a proposta de evidenciar a dimensão humana e seu enlace ao tecido urbano soteropolitano, a websérie “Desvelando Salvador” lança novos episódios na próxima quarta-feira (25). Com recursos de audiodescrição, legendas descritivas e tradução em Libras, os seis próximos episódios poderão ser acessados gratuitamente através do canal da websérie no Youtube (www . youtube . com / @DesvelandoSalvador).
A produção busca contar histórias de resistências, ancestralidades através das artes e cultura que permeiam Salvador. Por isso, sua narrativa nos guia através da trajetória de personagens marcantes da capital baiana e sua relação com as comunidades que lhes constituem, esse é um convite para explorar a cidade por outras vivências.
O diretor Jon Lewis fala que o público é convidado a olhar para Salvador pela perspectiva da cultura e da arte. “Essa é uma jornada cultural pelas ruas da cidade. A gente traz seis novos personagens, todos ligados à arte. Nós ouviremos histórias sobre as paixões que a arte desperta de diversos lugares da cidade: da Boca do Rio ao Beiru, do Vale da Muriçoca ao Dois de Julho”, comenta.
As personalidades que nomeiam os episódios são: o curador da Pinacoteca do Beiru e artista visual, Anderson AC; O artista visual Antônio Rebouças do bairro da Liberdade; o diretor da Biblioteca Prometeu Itinerante, Douglas de Almeida; o coordenador da Associação Cultural Nova Flor do Vale da Muriçoca, Sidney Rocha; o cordelista Antônio Barreto e Chico Poeta do Alto da Sereia.
Na próxima quarta-feira (25), às 15h, os participantes da IV Maratona de Poesia da Bahia poderão conferir presencialmente dois episódios, que contará com a presença de Antônio Barreto e Chico Poeta para um bate-papo interativo. O evento acontece na Sala de Braille da Biblioteca Pública dos Barris com entrada gratuita.
A primeira temporada é composta por cinco episódios e foi disponibilizada em 2021 ainda em período pandêmico. O argumento da série é o mesmo, mas para o diretor, naquele período havia uma questão de humanidade latente e que permanece nessa nova temporada. “Temos que valorizar nossos vizinhos, amigos, membros da família e todos que nos rodeiam. Gosto muito da frase de um espectador: pedra não conta história, pessoas contam histórias”, ressalta. Os primeiros episódios também estão disponíveis no canal da websérie.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Sobre a Mangaba Produções – Especializada em conteúdos audiovisuais para a televisão e internet, a produtora estreou em 2020 a série documental “Comida aqui é mato” na TVE, sobre gastronomia e planta alimentícias não convencionais. Ela ainda é responsável pela produção local em Salvador de diversas séries internacionais, como: Lugares Desconhecidos (Parts Unknown) de Anthony Bourdain pela CNN, que ganhou um Emmy em 2014; e da série canadense Cidades Portos do Mundo, que foi transmitida pelo Discovery Channel.
Serviço
O quê: Lançamento de seis novos episódios da Websérie Desvelando Salvador
Quando: 25 de setembro, às 15h
Onde: Canal do Youtube: (www . youtube . com / @DesvelandoSalvador). e na Sala de Braille da Biblioteca Central dos Barris
Quanto: Entrada Gratuita