Público poderá rever castlo Rá-tim-bum, Mundo da Lua, O mundo de Beakman, Confissões de Adolescente, Provocações, Vox Populi e muitos outros sucessos da emissora
Como parte das comemorações dos 55 anos da TV Cultura, que serão completados no próximo sábado, dia 15 de junho, grandes clássicos infantis e adultos voltam ao ar na emissora a partir do dia 17, como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Confissões de Adolescente, O Mundo de Beakman, Matéria Prima, Viola, Minha Viola, Provocações, MPB Especial, Eureka, Quem Sabe, Sabe! e outros.
Durante três meses, os telespectadores poderão assistir conteúdos consagrados da TV Cultura, totalmente digitalizados e aprimorados por meio de recursos de Inteligência Artificial. Utilizando ferramentas inovadoras, a emissora recuperou programas icônicos, garantindo qualidade de som e imagem compatíveis aos melhores conteúdos gravados em 4K e 16.9.
“Verdadeiras pérolas produzidas pela emissora ao longo desses 55 anos serão disponibilizadas aos fãs que poderão rever programas que marcaram época nos corações e mentes dos brasileiros. Essa é uma forma não só de presentear o público, mas também de homenagear todos os artistas e técnicos envolvidos nessas produções, profissionais que escreveram seus nomes na história da emissora nesses 55 anos”, diz Eneas Pereira, vice-presidente da TV Cultura.
CLÁSSICOS INFANTIS serão exibidos de segunda a sexta, a partir das 19h. Confira a programação completa:
O Mundo de Beakman – segunda a sexta, às 19h
O excêntrico cientista Beakman, por meio de experimentos químicos bizarros e divertidos, ilustra conceitos básicos da ciência e da natureza.
Confissões de Adolescente – segunda, às 19h30
A série narra a história e vivências de quatro irmãs: Diana, Bárbara, Natália e Carol, que vivem no bairro de Ipanema, na capital carioca, e têm hábitos e descobertas característicos de adolescentes. A série é baseada no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, e foi escrita pela própria autora em parceria com Daniel Filho e Euclydes Marinho. Fizeram parte do elenco nomes como Maria Mariana, Georgiana Góes, Deborah Secco, Dani Valente, Malu Rodrigues, Bella Camero, Luis Gustavo, entre outros.
Mundo da Lua – terça, às 19h30
Produzido e exibido pela TV Cultura, o seriado narra a história de Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral). Com o gravador que ganhou de seu avô, usa sua superimaginação para criar a realidade que gostaria que existisse. O elenco ainda conta com Gianfrancesco Guarnieri, Antonio Fagundes, Lucinha Lins, Laura Cardoso entre outros.
As Aventuras de Tintim – quinta, às 19h30
A série de animação As Aventuras de Tintim, uma produção franco-canadense, deu vida aos quadrinhos de Hergé em 1991 e conta com 39 episódios. O jovem repórter ficou na tela da TV Cultura por quase 20 anos e volta em 2024.
Castelo Rá-Tim-Bum, sexta às 19h30
A série traz as aventuras de Nino, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros, que mora com seus tios, os bruxos Victor e Morgana em um grande castelo. Mesmo tendo a companhia de seus tios e de animais e seres mágicos que habitam sua casa (como Mau e Gato Pintado), o menino sente falta de amigos mais normais, o que muda quando faz amizade com Pedro, Biba e Zequinha. Além das três crianças, novos personagens surgem na vida de Nino, como o entregador de pizza Bongô, a repórter Penélope e o extraterrestre Etevaldo.
PROGRAMAÇÃO ADULTA
A partir da meia-noite, de segunda a sexta, o público acompanhará programas inesquecíveis que fazem parte da história da emissora. Confira abaixo:
Sr. Brasil e Viola, Minha Viola, segunda (intercalados a cada semana)
Viola, Minha Viola, com apresentação da cantora e folclorista Inezita Barroso, fez do palco do Teatro Franco Zampari um altar da tradicional música de raiz. A cada edição, Inezita recebia duplas caipiras, violeiros e as mais diversas manifestações ligadas à cultura caipira como a catira, o cateretê e a folia de reis.
Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin, dá espaço à música regional brasileira, com a participação de artistas consagrados e independentes, que se apresentam com música, versos e prosa. Há ainda, em cada edição, os “causos” contados por Boldrin.
MPB Especial – terça
Com Fernando Faro, o programa fez história a partir de 1972 e recebeu grandes nomes da música em apresentações memoráveis. Vão ao ar os programas com Chico Buarque (80 anos), Milton Nascimento, Aracy de Almeida, Mário Lago, Vinícius e Toquinho, Nara Leão, Originais do Samba, Alvarenga e Ranchinho, Novos Baianos, Tom Zé e Belchior.
Provocações, com Antônio Abujamra – quarta
Durante 15 anos, Antônio Abujamra “provocou” grandes personalidades sobre questões ligadas à sociedade, à existência e à vida. “O que é a vida?” era o questionamento que costumava encerrar as entrevistas do programa.
Faixa “Especiais” – Quinta
Neste dia, a TV Cultura reexibe, a cada semana, uma atração especial que fez sucesso. São elas: Festa Baile, Teatro 2: Vestido de Noiva, Ponto de Encontro, Vox Populi – Elis Regina, Jazz Brasil, Maysa Estudos, Café Concerto, Clarice Lispector, A Presença de Vlado, Ligia, Uma Escritora Brasileira e Metrópolis – 35 Anos.
Faixa “Auditório” – Sexta
Vão ao ar os programas de auditório que se consagraram na programação. São eles: Jovem Urgente, É Proibido Colar, Eureka, Enigma, Quem Sabe, Sabe!, Revistinha, Fábrica do Som, Matéria Prima, Fanzine, Bem Brasil com Tim Maia e Musikaos.