O Grupo Teca Teatro se apresenta em TEMPORADA ITINERANTE por Salvador e Região Metropolitana. Cada, fim de semana em um teatro diferente. Chego a vez do Espaço Xisto Bahia, nos dias 26, 27 e 28 de abril. Depois seguimos em temporada até ainda no Cine Teatro Lauro de Freitas (1º de Maio) e no Espaço Cultural Alagados (04 de Maio).
Com estreia em 2023, o espetáculo reúne duas peças teatrais na mesma sessão. O caixeiro da taverna e As sofrências de uma criança, ambas escritas no Rio de Janeiro do século XIX pelo dramaturgo Martins Pena, “o Moliére brasileiro”. As comédias de costumes retratam com leveza questões do Brasil de outrora que ainda se fazem relevantes quase 200 anos depois. A novidade desta temporada é que neste projeto teremos o espetáculo acessível em LIBRAS em todas as apresentações, com o trabalho de Tais Cardoso e Uiara Vieira.
A Direção de Marconi Arap coloca o trabalho de ator no centro das atenções, com cenário e iluminação minimamente funcionais. “Esta é uma montagem de ator! Quanto mais os atores se divertirem em cena, mais o público se conecta com o espetáculo”, conta o diretor. Em cena, nomes conhecidos do público baiano, como Daniel Calibam, Luciana Comin e Andrea Souza, dialogam com novos talentos como Mano Leone (indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como revelação), Caio Galvão, Cecília Vasconcelos e Lúrian Sodré. O elenco conta ainda com Klaus Hastenreiter, Myrian Galvão, Camilo Fróes e o jovem Rafael França de apenas 13 anos e participação especial do músico Adriano Silva. Completam a ficha técnica o figurino de Luiz Santana, a produção de Catarina Brito e Camilo Fróes. A operação de som fica por conta de Alex Galrão.
Em O Caixeiro da Taverna, o português Manoel – o caixeiro do título – pretende casar-se com a viúva do seu patrão falecido para assumir o controle do negócio. O único problema é que Manoel já é casado!
Já em As Sofrências de uma criança (o título original é As desgraças de uma criança!), todos querem ir à missa do galo ou namorar, mas ninguém quer cuidar da criança, numa trama de ciúmes, negligência e confusões.
O espetáculo vem de temporadas de sucesso no Teatro SESI Rio Vermelho, Teatro Gregório de Mattos e Casa Rosa, apresentando um retrato bem-humorado de um Brasil de outro tempo, mas que ainda se conecta com sofrências bastante contemporâneas. As duas comédias de costumes são indicadas para todas as idades.
A oficina de interpretação para comédia com Marconi Arap tem inscrição gratuita através de formulário (https://bit.ly/Oficinadecomedia) e início no dia 14 de abril no Espaço Xisto Bahia. Marconi é Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da UFBA e participou como ator, diretor e/ou produtor em mais de 30 montagens ao longo de mais de 20 anos de carreira, além de ser professor do grupo TECA Teatro para crianças, adolescente e adultos.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Farsas & Sofrências – Duas Comédias de Martins Pena
Data: 26/04 às 19h
Local: No Espaço Xisto Bahia (Barris)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação indicativa: Livre