Do Museu de Arte Contemporânea (MAC), onde conquistou o público amante das artes, a Feira Artesanato da Bahia segue sua programação de verão no Rio Vermelho. A edição Iemanjá acontece no final de semana que antecede a festa da Rainha do Mar, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, sexta e sábado, das 14h às 21h, e domingo, das 14h às 20h, na Casa Rosa. Os produtos estarão expostos junto com os empreendedores e empreendedoras do MOVAÊ da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), parceira no evento. A entrada é gratuita.
Além de contar com as grandes novidades no cenário do Artesanato da Bahia, o público que circula por um dos bairros mais festeiros de Salvador poderá aproveitar e se divertir também com muita música. A Feira Artesanato da Bahia – Iemanjá está com uma programação musical para todos os gostos, com a apresentação do DJ Leandro Vitrola; muito samba-reggae com a banda Yayá Muxima, composta apenas de mulheres; a performance e carisma do coletivo de artes ABOCA; e a autenticidade da cantora Clariana.
O coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira, explica que esta edição especial Iemanjá, na Casa Rosa, é mais festiva. “Será uma edição com um recorte maior em roupas e acessórios. É uma parceria com a Sepromi e levará os empreendimentos gerenciados por homens e mulheres negras à Casa Rosa”.
E como resultado desta parceria, a Feira Artesanato da Bahia – Iemanjá conta com novos participantes, trazendo muitas novidades para o público. Em comparação às duas últimas edições no MAC, 90% das artesãs e artesãos são novos na exposição; dentre eles, 35% estão participando pela primeira vez. Entre os produtos para comercialização, a moda predomina. Desta vez, o público poderá apreciar muitas opções de roupas em tecido, crochês, bordados e macramê, além de acessórios, em metal e biojoias. O mix de produtos se completa com peças de entalhe em madeira, pinturas a mão e mosaicos, entre outras.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, destaca a grande importância das feiras na promoção, fortalecimento, diversificação do mercado e empoderamento econômico dos afroempreendedores. “Elas representam uma plataforma significativa para que empreendedores negros e negras possam expor e comercializar seus produtos, ampliando a geração de renda e desenvolvendo seus próprios negócios. Além disso, esses eventos itinerantes oferecem oportunidades valiosas de networking e de compartilhamento de experiências entre os participantes”, complementa a titular da Sepromi.
A Feira Artesanato da Bahia é realizada pela Coordenação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural, que nessa edição contará com a participação da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Feira Artesanato da Bahia
Quando: 26, 27 e 28 de janeiro de 2024
Sexta-feira e sábado, 14h às 21h
Domingo, 14h às 20h
Onde: Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia)
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Programação:
Sexta-feira (26/01)
14h – Abertura
15h – DJ Leandro Vitrola
17h30 – Yayá Muxima
21h – Encerramento
Sábado (27/01)
14h – Abertura
15h – DJ Leandro Vitrola
16h30 – ABOCA
21h – Encerramento
Domingo (28/01)
14h – Abertura
15h – DJ Leandro Vitrola
17h30 – Clariana
20h – Encerramento