Jornalista, escritor, poeta, compositor, agitador cultural e uma figura admirada e bem quista por todo mundo, Clarindo Silva comemora 82 anos e ganha de presente um show em celebração pelo seus 82 anos neste sábado, 16 de março, às 19h. Para completar, acaba também de receber a notícia de que será agraciado em abril com a Medalha do Mérito Cultural, pela Câmara dos Vereadores de Salvador, honraria proposta pelo vereador Edvaldo Brito.
Se apresentam no show em homenagem a Clarindo Silva o Viola de 12, Raimundo Sodré, Edil Pacheco, Gal do Beco, Zéu Lobo, Moacir Lago, Neto Bala, Toti Gira e Adailton Poesia. O show homenagem acontece na Cantina da Lua.
Clarindo Silva
Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.
Mestre Calá – como também é conhecido por seus pares – possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.
É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.