Mãeana realiza o show “JG – João Gomes e João Gilberto” desde agosto de 2022 na Casa da Mãe. Completo sucesso, com a casa todas as segundas, o show volta com temporada às segundas-feiras. O repertório junta repertório com as canções do pai da Bossa Nova, João Gilberto, e os piseiros de um dos mais famosos representantes do gênero, João Gomes. Os dois tem 70 anos de diferença, apesar da pouca distância que separam suas origens: Juazeiro, na Bahia, e Serrita, Pernambuco.
As primeiras músicas são uma fusão dos piseiros com as bossas, com arranjos que fazem com que não se sinta o corte entre uma parte e outra. Depois, vem uma de cada JG, separadas. Mãe Ana equilibra em cima do palco a adaptação das sagradas canções de bossa nova com um releitura um tanto cult dos piseiros – difícil negar esse aspecto, já que o original tem contexto, raça e público completamente distintos. Sob sua guia, ambas se tornam uma coisa só, passíveis de serem dançadas com sarradas e rebolado com quebradinha de lado, o que Ana faz timidamente, mas de forma suficiente para criar um clima cômico (e agregador).
O cenário e o figurino, claro, seguem o estilo sempre adotado pela artista: kistch, colorido, brilhoso, over. Os panos coloridos estendidos no palco se mesclam ao vestido estampado, às miçangas e ao chapéu de palha todo personalizado com balagandãs, aos quais se somam lasers na cor verde. Bem bonito e divertido. Até que chegou o momento em que o foco do show se perdeu, com histórias desencontradas e despreparadas.
Mãeana – “JG – João Gomes e João Gilberto”
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de abril às 21h
Casa da Mãe – Rua Guedes Cabral, 81 – Rio Vermelho
Valor do Couvert: R$ 40