O Pelourinho será palco, no próximo sábado, 10, de um evento imperdível para os apaixonados por samba. O Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô irá reunir grupos de Samba do Recôncavo Baiano, a partir das 13 horas, no Largo Quincas Berro D´Água. Para celebrar a cultura dessa expressão cultural brasileira, grupos oriundos dos municípios de Cruz das Almas, São Felipe, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragojipe e São Francisco do Conde prometem animar o público presente e a entrada será totalmente gratuita.
O Samba Filhos de São Francisco não poderia ficar de fora e fará a abertura do nosso tão esperado Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô. O grupo, originário de São Francisco do Conde, tem como presidente Ivan Carlos dos Santos e existe oficialmente desde 2009. O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
O Samba de Enxada do Tuá é uma expressão cultural do Recôncavo Baiano, que se constitui como uma das variações do Samba de Roda. Dentre os seus membros, está o senhor Deodato de Almeida, reconhecido como Mestre do Samba, que com 93 anos de idade, é uma importante personalidade de Cruz das Almas, guardião de antigos saberes e fazeres e da memória cultural do Recôncavo.
O Samba Chula Renovação, do município de São Francisco do Conde, foi fundado no ano de 2009 pelo saudoso Mestre Boião (Nelson Mendes (1933 – 2014)e pelo Violeiro Milton Primo e é considerado um dos mais tradicionais grupos de Samba Chula do Recôncavo Baiano. O grupo mantém a tradição dos ponteios da tradicional viola machete.
O Samba de Roda Raíz da Copioba, do município de São Felipe foi fundado com o objetivo de promover as mulheres sambadeiras, agricultoras e raspadeiras de mandioca, das comunidades locais, um momento de lazer, resgatando e difundindo a cultura do samba de roda, sendo este um Patrimônio Imaterial do Brasil.
O Samba de Roda Maria Dendê nasceu em maio de 2020, foi inspirado na tradição dos sambas juninos do Terreiro da Mãe de Santo Maria Gomes de Santana, conhecida popularmente por Maria Dendê, na comunidade de Itapecerica, e é composto majoritariamente por seus netos.
Serviço
Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô
Data: 10/08 às 16h
Local: Largo Quincas Berro D´Água – Pelourinho
Entrada gratuita