Após sete anos, o NEOJIBA retorna à Concha Acústica do Teatro Castro Alves em grande estilo. O concerto especial irá reunir mais de 500 integrantes das principais orquestras e coros do programa, mantido há 17 anos pelo Governo da Bahia. A apresentação vai celebrar o talento e dedicação da juventude baiana, potencializados pela atuação pioneira do NEOJIBA, que já transformou a vida de 30 mil crianças, adolescentes e jovens. Os grupos irão apresentar um repertório com muita música brasileira, além de obras de compositores americanos e europeus. O concerto acontece em outubro, no dia 26, às 19h.
A apresentação reunirá os coros Pedagógico Experimental, Infantojuvenil, Juvenil e Comunitário, além dos instrumentistas da Orquestra Pedagógica Experimental, Orquestra Castro Alves, Orquestra 2 de Julho e Banda Sinfônica. O concerto terá ainda a participação da turma de iniciação musical, que fará atividades interativas com o público, dando vida aos principais lemas do programa, o “Aprende Quem Ensina” e o “Lugar de Plateia é no Palco”.
O encontro do clássico com o MPB e o jazz
Depois da atividade de abertura, as crianças e adolescentes da Orquestra Pedagógica Experimental vão encantar os presentes com obras populares e clássicas, como o “Dobrado Dois Corações”, de Pedro Salgado, a valsa ’“A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky, e “Aquarela”, de Toquinho, acompanhando as pequenas vozes do Coro Pedagógico Experimental. A regência será do maestro Adauri de Oliveira.
Na sequência, a Banda Sinfônica do NEOJIBA, criada neste ano seguindo a tradição centenária das filarmônicas baianas, irá apresentar “Man in the ice”, de Otto M. Schwarz, sob regência de Ronald Zaira. O jazz entra em cena com a famosa “Rhapsody in Blue”, composta pelo norte-americano George Gershwin, e que está fazendo aniversário de 100 anos. A obra será interpretada pela Orquestra 2 de Julho, com solo e regência de Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA.
Encerramento apoteótico
Na segunda parte da apresentação, a Orquestra Castro Alves, formada por adolescentes e jovens, irá interpretar a “Marcha Eslava”, de Tchaikovsky, e as “Danças Polovtsianas”, de Borodin, acompanhados pelos cantores do Coro Juvenil. A regência será do venezuelano Eduardo Salazar.
O NEOJIBA NA CONCHA vai relembrar o momento histórico em que a violinista, engenheira e astronauta Sarah Gillis, que fez parte da missão Polaris Dawn,tornou-se a primeira pessoa a tocar violino no espaço. Ela foi acompanhada, aqui da terra, por integrantes de programas inspirados no El Sistema de seis países. O NEOJIBA foi o programa que representou o Brasil nessa aventura espacial. As orquestras 2 de Julho e Castro Alves vão se juntar para interpretar a música que foi tocada no espaço em 13 de setembro: “Rey’s Theme”, de John Williams, da trilha sonora de “Star Wars: O Despertar da Força”.
O grande encerramento será ao som da icônica 9ª Sinfonia de Beethoven, um dos maiores hinos da humanidade, que estreou há 200 anos. A obra reunirá, em seu quarto movimento, a Orquestra 2 de Julho, Coro Juvenil e Coro Comunitário, além de quatro solistas vocais, novamente sob a regência de Ricardo Castro.
SERVIÇO
Neojibá
Quando: 26 de outubro de 2024 (sábado), 19h
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Classificação indicativa: Livre