O Velho Espanha Bar e Cultura apresenta, entre 8 e 11 de agosto (quinta-feira a domingo), o Festival Barris de Música, que celebra o sétimo ano da reinauguração do centenário Bar do Espanha, localizado no centro de Salvador/Ba. Durante quatro dias, 5 atrações da cena musical baiana desfilarão repertório de samba, axé, jazz, MPB e música contemporânea.
Com uma programação musical sintonizada com os sons que Salvador produz, a quinta edição do Festival celebra os compositores da Bahia, exatamente na semana em que se comemoram 100 anos do nascimento do sambista Batatinha. A abertura acontece na quinta-feira (8), com o projeto Quinta Brasileira. Na sexta-feira (9), o grupo Samba do Liba comanda a roda de samba. No sábado (10), é a vez da cantora Juliana Peinhopf e do grupo Coisa Mandada agitarem o público. Já no domingo (11), o som fica por conta da Banda Cajá.
Direito de Sambar:
Na semana em que se celebra o centenário do sambista baiano Oscar da Penha (5/8/24 – 3/1/97), o famoso Batatinha, o Festival Barris de Música presta sua homenagem a um dos maiores nomes do samba baiano e a todas as compositoras e compositores do estado. Abrindo o festival, o grupo Quinta Brasileira mistura MPB com tons e improvisações jazzísticas, executando repertório do cancioneiro baiano. Formado por Ivan Huol (bateria), Tarcísio Santos (violão), Angela Velloso (voz) e Giroux Wanziler (baixo), o grupo faz residência musical no Velho Espanha, todas as quintas-feiras.
Na sexta-feira, o Samba do Liba retorna ao espaço onde foi criado para executar canções do samba da Bahia. O sábado se inicia com a cantora camaçariense Juliana Peinhopf apresentando seu projeto autoral, mesclando influências da música baiana com a pernambucana. O irreverente grupo Coisa Mandada encerra a noite, com uma deliciosa roda de samba, na qual presta sua homenagem a Batatinha, o verdadeiro patrono do grupo.
Num domingo com vocação carnavalesca, a Banda Cajá encerra o Festival com uma mistura de ritmos tradicionais e axés contagiantes, trazendo à tona a essência da música baiana. Recém criado, o grupo já se transformou numa sensação nos bares e boates de Salvador, mesclando músicas dançantes brasileiras com repertório do carnaval baiano. O evento funciona mediante contribuições voluntárias do público, com valor sugerido de R$ 15,00.
Sete anos de cultura e boemia:
Reinaugurado há sete anos, o Velho Espanha Bar e Cultura se situa num casarão antigo no centro de Salvador, que abrigava desde 1918, o Armazém Espanha. A tradição de vender utensílios para famílias do bairro, como querosene e farinha de mandioca, transformou-se numa atividade de saciar a sede da boemia soteropolitana. Baianos ilustres com Glauber Rocha e Josaphat Marinho são alguns dos clientes que freqüentaram o local.
Ressignificado, o Velho Espanha hoje oferece uma programação cultural regular. O espaço multilinguagem promove apresentações musicais, mas também recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Armandinho Macêdo, Gerônimo, Côco Raízes de Arcoverde, Rogério Skylab, Roberto Mendes e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.
Serviço:
V Festival Barris de Música
Período: de 8 a 11 de agosto de 2024
Horários:
8/08 – Quinta – Quinta Brasileira (19h)
9/08 – Sexta – Samba do Liba (19h)
10/08 – Sábado – Juliana Peinhopf (16h) e Coisa Mandada (19h)
11/08 – Domingo – Banda Cajá (19h)
Local: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 37, Barris)
Valor: contribuições voluntárias, com valor sugerido de R$ 15,00
Informações: (71) 988817-8284
Classificação indicativa: livre