De quarta-feira (24) a sábado (27), a capital baiana mostra mais uma vez para o mundo porque é considerada a meca da capoeira ao receber o 5º Rede Capoeira. Serão quatro dias dedicados a reverenciar os mais importantes mestres de capoeira do país e do mundo e celebrar essa arte maior agregadora de tantas linguagens. A programação é formada por painéis, que discutem passado, presente e futuro da capoeira no Brasil, por atividades culturais e de formação, como rodas, shows e oficinas, além das Seletivas Bahia e Mundo e Etapa Final dos jogos abertos Estação Paranauê, entre os maiores do mundo na atualidade.
Ao todo, serão quatro painéis que se dedicam a discutir temas como o reconhecimento dos mestres de capoeira como heróis populares, os redutos da capoeira no Brasil, a capoeira e sua atuação dentro da Economia Criativa, incluindo debate sobre a Lei dos Mestres, e o processo de internacionalização da capoeira.
Já entre as atividades de formação, acontecem a “Oficina Mestre João Grande”, com Mestre João Grande, “Oficina Legados do Mestre João Pequeno”, com Mestre Jogo de Dentro, “Oficina de Berimbau e Pandeiro”, com representantes da Fundação Mestre Bimba, a “Oficina É Regioná”, com Mestre Nenel e Mestre Cafuné, além de Oficina e Roda de Capoeira com Mestre Lobão e Mestre Acordeon.
Também serão destaques as atividades culturais, como rodas de capoeira, apresentação de samba-chula, cortejo do Bando Anunciador da Capoeira de Angola, shows das Ganhadeiras de Itapuã, encontro de samba de roda e shows de Tonho Matéria, Gerônimo e Viola de 12.
Programação de shows:
25 DE JANEIRO (QUINTA-FEIRA)
MERCADO MODELO
20h às 20h40 Festa de João – Samba de Chula
21h às 22h30 Show Tonho Matéria
26 DE JANEIRO (SEXTA-FEIRA)
MERCADO MODELO
19h30 às 20h:30 – Show Ganhadeiras de Itapuã
20h30 às 22h Cortejo e Roda do Bando Anunciador da Capoeira Angola de rua – Mestre Lua Rasta e convidados
27 DE JANEIRO (SÁBADO)
MERCADO MODELO
17h30 às 19h Show Gerônimo
19h30 às 21h Show banda Viola de Doze