Em novembro, chega com exclusividade no Curta! a série “Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil”. Inédita, a produção estreia no dia 15, e resgata a vida e as lutas de mulheres que foram ignoradas na historiografia oficial, dentre elas quatro personalidades fundamentais ao longo da história da Bahia. Em oito episódios, a produção, viabilizada pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e produzida pela Kinopus, exalta a importância dessas mulheres para a cultura brasileira e atualiza sua importância para contribuir com as discussões atuais sobre a posição da mulher no mundo contemporâneo.
Os episódios levam os nomes dessas mulheres. No dia 22 de novembro, estreia um sobre Maria Felipa de Oliveira. Nascida na Ilha de Itaparica, ela foi uma marisqueira e pescadora que combateu na Guerra de Independência do BrasiI. Pela sua atuação de destaque liderando tropas contra os portugueses foi incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Em 6 de dezembro, Filipa de Sousa teve seu nome marcado em terras baianas, apesar de ter nascido em Portugal. A costureira foi acusada pela Santa Inquisição de lesbianismo e foi expulsa da Bahia, além de outros castigos, incluindo físicos. Seu julgamento é considerado o primeiro caso de perseguição sexual no país, e ela se tornou um ícone dos movimentos pelos direitos LGBTQI.
No dia 20 de dezembro, é a vez de mais uma baiana, agora incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Maria Quitéria se tornou notória por ter fugido da fazenda da família e se vestir como homem para lutar nos combates na província da Bahia durante a Guerra da Independência do Brasil, tendo um desempenho memorável e fundamental para a vitória das tropas nacionais. O último episódio da série é sobre a sufragista Leolinda Daltro. Também baiana, a professora é considerada uma das pioneiras na luta pelos direitos das mulheres, inclusive o direito ao voto, participando da fundação do Partido Republicano Feminino, em 1910. O capítulo estreia no dia 03 de janeiro.
A série, dirigida por Rodrigo Grota, traz também episódios sobre Dandara dos Palmares, Tia Ciata, Clara Camarão e Narcisa Amália.
Documentário inspirado em terreiro de Salvador também é novidade
Outra produção que chega ao Curta! em novembro, como parte das celebrações ao Mês da Consciência Negra, é “Mokambo: Força da Tradição Bantu”, que estreia no dia 8. O documentário é inspirado no Terreiro Mokambo, em Salvador, que preserva e conta a história dos povos Bantu. O documentário apresenta a história, o legado e a participação dos povos de origem Bantu, o maior número de escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XVIII, na construção da identidade cultural brasileira.
“Mokambo: Força da Tradição Bantu” é uma produção da DPE. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 8 de novembro, às 22h.
Serviço:
“Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil”
Sinopse: A série apresenta a trajetória de brasileiras de variadas épocas que se destacaram em áreas diversas promovendo avanços para a sociedade, seja no campo das artes, do pensamento, da política, como dos costumes. A ideia é resgatar e atualizar a importância dessas mulheres contribuindo para as discussões atuais sobre a posição da mulher no mundo contemporâneo. Duração: 52 min Classificação: Livre
Exibição: “Dandara”, 15 de novembro às 23h; “Maria Felipa”, 22 de novembro, às 23h; “Tia Ciata”, 29 de novembro, às 23h; “Filipa de Sousa”, 06 de dezembro, às 23h; “Clara Camarão”, 13 de novembro, às 23h; “Maria Quitéria”, 20 de dezembro, às 23h; “Narcisa Amália”, 27 de dezembro, às 23h; “Leolinda Daltro”, 06 de janeiro, às 23 horas.
“Mokambo: Força da Tradição Bantu”
Sinopse: O documentário retrata, com riqueza de detalhes e belas imagens do Brasil e da África, a vasta herança cultural trazida pelos povos de origem Bantu (maior número de escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XVIII). Estas tradições deram origem a várias manifestações culturais. Duração: 52min Classificação: Livre
Exibição: 8 de novembro, às 22h. Horários Alternativos: 9 de novembro, sábado, às 2h e às 9h; 10 de novembro, domingo, 19h15; 11 de novembro, segunda-feira, às 16h e 12 de novembro, terça-feira, às 10h.