Com as vendas de fim de ano, a Kaspersky alerta usuários sobre golpes com mensagens falsas e links fraudulentos que buscam roubar dados pessoais e bancários
A Black Friday desperta grande interesse entre os consumidores que, de olho no final do ano, buscam aproveitar promoções e descontos em suas compras. Um estudo da Kaspersky revela que 51% dos brasileiros fazem compras online. A empresa de cibersegurança, no entanto, reforça que este é um dos momentos mais propícios para cibercriminosos lançarem golpes com mensagens falsas e links fraudulentos direcionados a compradores, e dá dicas para se proteger.
De acordo com o Panorama de Ameaças da Kaspersky, mais de 309 milhões de ataques de phishing foram registrados no Brasil no último ano, representando 588 tentativas de ataque por minuto. Essas mensagens são, na maioria das vezes, sobre informações financeiras, em grande parte relacionadas com o comércio digital, incluindo meios de pagamento, lojas, entre outros serviços de Internet que fazem parte do processo de compra online.
As mensagens enviadas incluem ofertas supostamente tentadoras para atrair a atenção dos compradores, focadas em produtos mais populares como celulares, computadores, televisão, eletrodomésticos, artigos de moda e de viagem. As vítimas acessam essas ofertas clicando em um link que os redirecionam para um site falso, onde devem cadastrar os dados do cartão e realizar a compra, mas, na realidade, estão fornecendo suas informações a golpistas, que podem utilizá-las para esvaziar suas contas bancárias ou para outros fins ilícitos.
Dado que as entregas em domicílio continuam a ser a forma preferida dos consumidores, o número de golpes com mensagens falsas continua crescendo, principalmente via SMS, notificando a chegada de uma suposta encomenda ou um suposto problema no envio para enganá-los. Recentemente, os especialistas da Kaspersky identificaram uma nova tática em que estas mensagens contêm um link de uma página fraudulenta do site oficial de uma organização de transporte marítimo popular. Essa página pede às vítimas que façam um pagamento para receber o pacote, mas, ao inserir seus dados, os compradores fornecem aos cibercriminosos as informações necessárias para clonar seus cartões de crédito.
De acordo com Fabio Assolini, chefe da unidade latino-americana da Equipe de Pesquisa e Análise Global (GReAT) da Kaspersky, “durante as temporadas de compras, os consumidores ficam mais vulneráveis a cliques errados e a cair em golpes de phishing que usam da euforia para comprar com preços mais acessíveis, e o medo de perder pacotes devido a problemas de envio. Esses eventos representam sempre uma oportunidade de ouro para os cibercriminosos, que hoje também utilizam a IA para criar golpes mais credíveis e difíceis de detectar. Para proteger suas informações pessoais e financeiras, as pessoas precisam estar atentas e não se deixar levar.”
Para evitar clicar no link errado e não cair em golpes nesta Black Friday, a Kaspersky recomenda:
- Tenha cuidado com mensagens que oferecem promoções e descontos exagerados. Estas são as promessas mais comuns em golpes online durante a temporada de compras.
- Verifique se os links dos sites que você visita são legítimos, procure erros gramaticais ou uso de termos genéricos. A ausência do nome da empresa também é sempre um grande alerta de fraude.
- Se você receber uma mensagem de um remetente legítimo, como uma empresa de entrega, mas o conteúdo parecer estranho, verifique-o por meio de um canal de comunicação oficial alternativo (como uma ligação).
- Para evitar golpes online, tenha sempre uma solução de segurança instalada no seu computador ou celular, como o Kaspersky Premium que bloqueia tentativas de acesso a sites falsos.
Para mais informações sobre golpes durante a temporada de compras, visite o blog da Kaspersky.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.