Linha da marca Quem Disse, Berenice? foi projetada com orientação tátil na base e contou com forte atuação da “Comunidade Beleza Livre” da marca
A linha de pincéis de maquiagem inclusivos recém-lançada pelo Grupo Boticário, projetada para pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão, é comercializada pela marca Quem Disse, Berenice?, e foi projetada com identificações em alto relevo na base, conforme a sua funcionalidade. Pessoas com deficiência visual tiveram protagonismo na criação da nova linha, que conta com marcações táteis, por meio das quais os consumidores terão mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis.
Os pincéis foram projetados pela DSGN In House, área estratégica de design do Grupo Boticário que possibilita a criação de soluções inovadoras a médio e longo prazo, sobretudo com relação a temas prioritários da agenda ESG da companhia. O desenvolvimento dos pincéis contou com a atuação das pessoas integrantes da Comunidade Beleza Livre do Grupo Boticário, primeira comunidade online do setor de beleza para co-desenvolvimento de produtos com pessoas de grupos minorizados, que contribuíram orientando o time de design do DSGN in House, garantindo ideias necessárias para que o projeto fosse realmente ergonômico e acessível.
“Temos nos empenhado em tornar o mercado da beleza mais inclusivo. Para alcançar esse objetivo, é essencial que pessoas com deficiência desempenhem um papel de protagonismo na criação de novos produtos. Isso foi conquistado com o lançamento dos pincéis, contando com a participação ativa dos membros da Comunidade Beleza Livre”, afirma Clarice Sasson, gerente de Inovação Estratégica de Produtos da marca.
A participação de grupos minorizados, por meio da Comunidade Beleza Livre, é realizada no Grupo Boticário desde 2022 e busca por maior representatividade e um portfólio muito mais inclusivo. De forma quantitativa, 20% dos produtos das marcas proprietárias da companhia já possuem atributos de diversidade.
Diversidade tem potencial de transformar mundo da beleza, pontua executiva da marca
Os pincéis possuem cabos estáveis com base quadrada, o que evita o rolamento em superfície plana sem prejudicar a pega, com formato cilíndrico próximo às cerdas. O design inovador conta com cerdas super macias, e garante alta performance para maquiagens e coloridas – o que também contribui para a identificação por parte de pessoas com baixa visão.
Para a gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Boticário, Rony Santos, a representatividade da diversidade é uma das formas para viabilizar essa transformação no mundo da beleza.
“O nosso modelo de negócio tem como pilar fundamental a centralidade no consumidor e o atendimento a desejos e necessidades. Reconhecemos a importância de criar iniciativas para que pessoas de grupos minorizados tenham cada vez mais acessibilidade nos produtos e, para isso, concentramos os nossos esforços para tornar o nosso portfólio cada vez mais diverso, acessível e inclusivo. Tal movimento tem fortalecido a nossa trajetória de valorização e respeito à diversidade. Mas, mais do que isso, tem apontado qual é o caminho que queremos trilhar para promover o futuro inclusivo da beleza. O lançamento da nova linha de pincéis é, portanto, mais uma importante etapa dessa jornada”, comentou.