Oficina gratuita convida os participantes a explorarem fotografias e imagens impressas utilizando grafismo indígena
No dia 1º de dezembro, domingo, às 14h, a CAIXA Cultural Salvador receberá a Oficina Camadas Visuais, conduzida pela fotógrafa indígena Elis Tuxá. Com uma proposta inovadora, a atividade convida os participantes a explorarem fotografias e imagens impressas, utilizando grafismos indígenas, costuras e desenhos para compor obras repletas de significado e expressão. A oficina será gratuita.
Com duração de duas horas, a atividade prática permitirá que cada participante utilize tintas, canetas e colagens para transformar suas imagens, trazendo à tona influências pessoais e conectando histórias e tradições visuais ao presente. A oficina também serve como um espaço de reflexão sobre o diálogo entre as imagens e as formas de expressão, enfatizando seu papel crucial na preservação das memórias coletivas e na resistência contracolonial.
A oficina está integrada à programação da exposição “Dois Indígenas da Amazônia: Vida e Arte – Duhigó e Dhiani Pásaro”, com curadoria de Nei Vargas e realizada pela Habra, em cartaz na unidade, contando com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas aqui.
Mostra Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte
Desde o dia 29 de outubro, está em cartaz na CAIXA Cultural Salvador a exposição Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte, um recorte da produção dos artistas visuais indígenas amazonenses Duhigó e Dhiani Pa’saro. A visitação pode ser feita até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30.
Com a curadoria de Nei Vargas, a exposição reúne 63 obras da produção visual de Duhigó e Dhiani Pa’saro, artistas que trazem como base de sua pesquisa a ancestralidade dos povos aos quais pertencem. Ambos têm obras em acervos como o do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Pinacoteca de São Paulo, enaltecendo suas culturas por meio de pinturas, marchetarias e gravuras. A mostra que ocupará a CAIXA Cultural Salvador ressalta a importância do colecionismo para a constituição de acervos, uma vez que a exposição deriva de uma coleção pertencente à Associação de Educação do Homem de Amanhã do Brasil – HABRA, organização não governamental dedicada a projetos de proteção social, educação, direitos humanos e cultura.
Serviço
[Oficina] Camadas Visuais com Elis Tuxá: Criando memórias por meio da arte
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Data: 1º de dezembro de 2024, às 14h
Inscrições: gratuitas, acessando o link
Informações: (71) 3421-4200 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: a partir de 15 anos
Vagas: 30
Acesso a pessoas com deficiência
[Exposição] Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Abertura: 29 de outubro
Visitação: 30 de outubro a 15 de dezembro
Horários: terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Classificação: Livre
Informações: Site CAIXA Cultural / @caixaculturalsalvador / (71) 3421-4200
Entrada gratuita