Filme japonês reflete sobre a morte, a guerra e a infância perdida
Se a única certeza da vida é a morte, por que evitamos tanto falar sobre ela? O Cineclube da Morte propõe exatamente esse enfrentamento: usar a arte como ponto de partida para diálogos profundos e necessários sobre o fim da vida.
Na edição de maio, o projeto exibe o clássico da animação japonesa “Túmulo dos Vagalumes”, dirigido por Isao Takahata (Japão, 1988). Em meio à devastação da Segunda Guerra Mundial, os irmãos Seita e Setsuko lutam por sobrevivência após perderem os pais, revelando com delicadeza e brutalidade as marcas emocionais da guerra sobre as crianças. Uma obra comovente, de rara sensibilidade, que convida à empatia e à reflexão sobre perdas, afetos e o luto.
Após a sessão, o público participa de um bate-papo com os médicos e curadores do projeto, Dra. Jacy Andrade (infectologista com especialização em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês) e Dr. Tarcísio Andrade (médico e psicanalista), que conduzem a conversa com escuta sensível e embasamento técnico.
Idealizado por Ana Claudia Quintana Arantes (@anaclauquintanaarantes) e Tom Almeida, fundador do Movimento inFINITO (@infinito.etc), o Cineclube da Morte é realizado em Salvador em parceria com a Clínica Florence (@clinicaflorence), a Faculdade Santa Casa (@faculdadesantacasa) e conta com a produção do poeta George Lima.
O projeto acontece sempre às quintas-feiras, uma vez por mês, no mesmo horário e formato. Garanta seu ingresso e venha viver uma noite de cinema, afeto e reflexões essenciais
Quando: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Saladearte Cine Daten – Paseo Itaigara
Ingressos: R$ 36,00 (inteira) | R$ 18,00 (meia)
Vendas antecipadas: www.saladearte.art.br
Não é necessária inscrição prévia.