Revisitando elementos milenares da África, ‘Deságua’ também abordou a importância de consumir produtos com responsabilidade ambiental
Uma coleção de moda praia inspirada nas águas, que evoca a presença divina de Iemanjá e Oxum, cujas energias e movimentos são manifestados tanto nas águas doces, quanto salgadas, foi lançada na última quarta – feira (31), no O Passo, espaço de Vik Muniz no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
A collab ‘Deságua’, realizada entre o artista plástico e criador do Cortejo Alberto Pitta e a marca Mahina, surgiu da vontade de unir a estética baiana a partir de elementos que permeiam a rica cultura afro-brasileira e a identidade local. Composta por três estampas criadas por Alberto Pitta – nas cores azul, marrom e verde – as peças produzidas também trouxeram ilustrações que simbolizavam o mar e o Candomblé, como o búzio, o peixe e o abebé (objeto da religiosidade iorubá, um emblema das Iás).
Além disso, o desfile trouxe o pensamento consciente da importância de utilizar produtos que são produzidos com materiais biodegradáveis, que é o caso da marca de biquínis e maiôs Mahina, os quais têm modelagens que proporcionam conforto e bem estar, abraçando diversos corpos.
Entre os convidados estavam a atriz e apresentadora Regina Casé, Benedita Zerbini, diretora audiovisual, a biomédica especialista em pele preta, Jéssica Magalhães, o artista plástico Vik Muniz e o colecionador de arte Rafael Moraes. O desfile contou com apoio da Somos Dua, Corona (cerveja), Encantos da Maré, Azuma Sakê, Lê Docit, Bolo das Meninas, D+doce, Sinta Mais, Cabana do Camarão, Confeitaria Faustino e Picolé Capelinha, Encanto Regional, CRIATIVOS, assessoria Jurídica Emerson Cunha e o patrocínio do Salvador Shopping.