Iniciativas desenvolvidas e apoiadas pela Muda Cultural unem formação técnica, cultura e inclusão para ampliar oportunidades profissionais em comunidades de baixa renda
De oficinas de programação a maquiagem profissional, passando por educação financeira, sustentabilidade e impressão 3D: uma série de projetos sociais tem auxiliado a nova geração de brasileiros a se aproximarem do mercado de trabalho e construir perspectivas reais de futuro. Esse movimento ocorre em um momento de retomada, já que segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no último trimestre de 2024, o Brasil registrou 14,5 milhões de jovens ocupados, superando os números de 2019, pré-pandemia. A taxa de desemprego entre esse público caiu de 25,2% para 14,3%, e a informalidade recuou de 48% para 44%.
Voltadas prioritariamente a adolescentes e pessoas em início de trajetória profissional em situação de vulnerabilidade social, essas iniciativas são promovidas ou apoiadas pela Muda Cultural, empresa que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultura, esportes entre outros). O objetivo é conectar essa juventude às oportunidades reais do mercado, por meio de trilhas formativas que combinam cultura, cidadania e desenvolvimento técnico.
“Quando falamos de inclusão produtiva, trata-se também de pertencimento. Para muitos desses jovens, o primeiro passo não é apenas técnico, é sobre sentir que aquele lugar pode ser deles também”, afirma Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural.
Conheça alguns dos projetos que têm transformado trajetórias:
1 – maquie&crie
Curso formativo nas áreas de maquiagem artística, cênica e social, também promove conteúdos ligados ao empreendedorismo, cultura e economia criativa. Patrocinado pelo Grupo Boticário e viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto está em sua terceira edição, com previsão de atender cerca de 250 jovens até o fim de junho. Ao todo, já beneficiou mais de 2.300 pessoas em locais como Registro (SP), São Paulo (SP), Serra (ES), Camaçari (BA), São Gonçalo dos Campos (BA), São José dos Pinhais (PR) e Varginha (MG). O curso explora diversas possibilidades de atuação profissional em cinema, teatro, desfiles, musicais e eventos temáticos.
2 – Aprendizes – Digital
Iniciativa gratuita que oferece oficinas de tecnologia e artes para crianças e jovens, adotando a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As atividades práticas desenvolvem habilidades como pensamento computacional, senso estético, consciência ambiental e pensamento crítico. Em 2025, a quarta foi realizada na Nisfram, organização sem fins lucrativos em Sumaré (SP), que atendeu duas turmas e 50 estudantes sob coordenação pedagógica da educadora Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize. O programa já contou com edições viabilizadas pelas leis de incentivo Rouanet, ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e PROMAC (Programa Municipal de São Paulo de Apoio a Projetos Culturais), impactando centenas de alunos e professores e alcançando milhares de visualizações em videoaulas no YouTube.
3 – Cultura Circula(r)
Com patrocínio via Lei Rouanet, a iniciativa une sustentabilidade e tecnologia para capacitar jovens na transformação de materiais em novos produtos por meio da impressão 3D. Já atendeu cerca de 300 pessoas em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de ampliar a visão criativa, abrir caminhos profissionalizantes e demonstrar os impactos da economia circular. A primeira edição, realizada entre março e junho de 2024, contou com aulas teóricas sobre arte e design, além de atividades práticas com softwares específicos para modelagem e impressão 3D. As oficinas incentivaram o desenvolvimento tecnológico sustentável, estimulando soluções para reutilização de materiais plásticos e eletrônicos.
4 – EconoArte
Voltado para educação financeira e gestão cultural, o EconoArte utiliza ferramentas inovadoras para ensinar jovens sobre planejamento financeiro, gestão cultural e empreendedorismo criativo. Viabilizado pela Lei Rouanet, o programa beneficiou 190 alunos e 46 professores em instituições públicas e organizações sociais de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). As oficinas gratuitas promovem conhecimento prático e destacam a cultura como ferramenta de transformação social e oportunidade de carreira. Um diferencial é o uso do jogo educativo RealFest — desenvolvido dentro do universo Fortnite — no qual os participantes criam e gerenciam um festival de música virtual, reforçando o aprendizado de forma dinâmica e gamificada.
Transformações que vão além da empregabilidade
Embora o foco seja a inserção ao mercado de trabalho, os impactos das ações se estendem. Segundo Ítalo, professores relatam melhoria na concentração e desempenho escolar dos adolescentes e jovens adultos, além do aumento do interesse por disciplinas tradicionais. “É por isso que defendemos a cultura como vetor de transformação social. Ela amplia horizontes e cria novas rotas para quem não teve acesso às mesmas oportunidades. A Muda atua para garantir que esses caminhos sejam possíveis”, afirma o sócio-fundador da agência.
Todos os projetos contam com coordenação pedagógica dedicada e são adaptados às comunidades atendidas, respeitando as realidades locais. Sempre que possível, incluem pessoas com deficiência, como indivíduos com baixa visão e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O aprimoramento dos indicadores do mercado de trabalho na nova geração reforça a urgência de programas acessíveis e alinhados às demandas atuais. Em 2024, a Muda Cultural mediou 36 patrocínios com incentivos fiscais. Para 2025, a empresa planeja expandir suas ações para todas as regiões do país, consolidando-se como referência em gestão de projetos alinhados ao ecossistema ESG.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma empresa com 18 anos de experiência na criação de estratégias e gestão de incentivos fiscais para promoção de iniciativas de impacto. Sua atuação abrange várias áreas; desde inclusão digital, educação financeira, capacitação e democratização do acesso à arte e à cultura, até propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem, projetos de apoio à criança e adolescente, público idoso, saúde e esporte, destacando-se também pela parceria com empresas e instituições que buscam investir em iniciativas alinhadas ao universo ESG, criando projetos para marcas como Grupo Boticário, Itaú e Claro.
Só em 2024, a empresa mediou 36 patrocínios e direcionou R$ 10 milhões em recursos, fortalecendo diversas marcas por meio dos mecanismos de incentivos fiscais criados com o suporte da Muda Cultural. Para 2025, a empresa visa fortalecer seu posicionamento institucional, se consolidando ainda mais nas áreas de gestão de incentivos, portfólio de projetos proprietários e desenvolvimento de projetos sob medida. Entre as iniciativas já realizadas este ano estão: Aprendizes Digital, Artistas de Rua e maquie&crie.