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Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

  • Banquete, Bebida, Sub-Editoria Banquete
  • 2025-06-27
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Solução foi desenvolvida em parceria com Graham Packaging, Amazu e Cazoolo, o LAB de design de embalagens circulares da Braskem

A Danone Brasil, líder em produtos lácteos e de nutrição especializada, acaba de dar mais um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável. A companhia anuncia o lançamento da nova embalagem de 100 g para seus produtos lácteos — como Activia, Danoninho e Actimel — que combina alta performance técnica com design inspirado na natureza e na redução significativa da geração de resíduos no fim de vida do produto.

Resultado de um projeto colaborativo que contou com o apoio do Cazoolo – Lab de design de embalagens circulares da Braskem –, da Amazu e da Graham Packaging, para o desenvolvimento da nova embalagem que está alinhado a visão de longo prazo da Danone de aliar inovação à sustentabilidade. O projeto foi inspirado em padrões de design da natureza, onde foram avaliados designs como as formações dos corais, a carapaça dos tatus e as trombas dos elefantes. O objetivo foi alcançar um modelo inovador com padrão de textura hexagonal (semelhante ao das colmeias das abelhas) que garantisse maior estruturação do frasco e otimizasse os processos de envaze, distribuição e transporte.

“Estamos orgulhosos de entregar ao mercado uma solução que reforça o nosso compromisso de ser uma empresa cada vez mais sustentável e inovadora. Essa nova embalagem traduz a nossa estratégia de otimizar o uso de plástico e, ao mesmo tempo, melhorar a performance ambiental dos nossos produtos. Desde 2015, já reduzimos globalmente em 38% nossas emissões de carbono, e essa inovação é mais um marco importante nesse caminho”, afirma Gustavo Alvarez, Diretor de R&I da Danone Brasil.

A nova embalagem possui um design biomimético e é 8% mais leve do que a anterior, sem comprometer sua integridade ou funcionalidade e conseguindo uma redução no impacto ambiental, conforme a Avaliação de Ciclo de Vida realizada. “Desenvolvemos o projeto em parceria, de forma extremamente colaborativa, buscando referências na natureza para solucionar os desafios. Com isso, chegamos a um design inovador que atendeu a todos requisitos planejados, complementa Mathew Joseph, diretor geral da Graham Packaging.

Muito foco e estudo sobre circularidade

O desenvolvimento do projeto foi um trabalho de intensa colaboração entre especialistas da Danone, as equipes da Graham Packaging, a consultoria Amazu Biomimicry e a equipe do Cazoolo. Em um sprint que durou 5 dias e teve como objetivo reunir os times para redesenhar a embalagem com foco na economia circular através da biomimética, ciência que se inspira nas soluções encontradas na natureza ao longo de bilhões de anos de evolução. Além disso, foi utilizada a metodologia de Design for Environment (DfE) que usa a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para mapear o impacto ambiental da embalagem durante toda a etapa do desenvolvimento.

“Durante as etapas de criação, foram propostas dinâmicas que aceleraram o processo de inovação e fizeram com que chegássemos a uma solução que endereçasse o desafio da marca, com ganhos econômicos e ambientais ao projeto, de forma rápida e assertiva, reduzindo os riscos, já que unimos todos os elos da cadeia para trabalharmos juntos em prol de um objetivo comum. Estamos muito orgulhosos desta que é mais uma embalagem, idealizada no Cazoolo, que chega ao mercado”, afirma Yuri Tomina, head do Cazoolo. Além disso, o processo de criação contou com impressoras 3Ds para o desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade, o que foi fundamental na validação das rotas criativas, acelerando etapas e mantendo os altos padrões de qualidade e segurança. O resultado foi uma embalagem que não apenas responde às exigências técnicas, mas também comunica ao consumidor o compromisso da Danone com o planeta.

Giane Brocco, CEO da Amazu Biomimicry, comenta: “Na Amazu, acreditamos que a natureza é a maior designer de soluções eficientes e sustentáveis. Por isso, unimos forças com a Danone, Cazoolo e Graham Packaging, aplicando o método Bio Sprint para trazer as diretrizes da biomimética na criação de embalagens mais sustentáveis. Inspirados na engenharia extraordinária da natureza e em seus organismos, desenvolvemos soluções inovadoras, equilibrando alto desempenho, inovação, menor impacto ambiental e regeneração”.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Danone em reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030. A companhia, que foi a primeira grande empresa de bebidas e alimentos no Brasil a obter a certificação B Corp para todas as suas marcas, segue sua jornada rumo à certificação global até 2025, alinhada à nossa visão One Planet. One Health, que reconhece a interdependência entre a saúde das pessoas e do planeta.

Ao priorizar soluções baseadas na natureza, a Danone não apenas entrega produtos de qualidade, mas também contribui de forma concreta para a transição para uma economia circular e de baixo carbono — um movimento que deve inspirar todo o setor. “A nova embalagem de 100g traduz nossa ambição de unir inovação e sustentabilidade em cada etapa da cadeia de valor. Com design inspirado na natureza e redução significativa do peso da embalagem, reforçamos o compromisso da Danone com soluções que geram impacto positivo — do campo à mesa. Assim como fazemos com a Jornada Flora, promovendo práticas regenerativas e descarbonização na cadeia leiteira, buscamos também inovar em embalagens que respeitem o planeta e atendam às expectativas de um consumidor cada vez mais consciente”, afirma Mário Rezende, Vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.

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