A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza, no dia 9 de julho, o lançamento do quinto volume da série História da Medicina na Bahia, intitulado História da Medicina: a história da Bahia contada pelas lutas em saúde. A atividade será marcada por uma roda de conversa com o tema “As lutas em saúde na Bahia: dos ossos aos vestígios para uma história da medicina”, no Auditório 3 da Faculdade de Medicina da UFBA, no Vale do Canela, a partir das 17h. Após o debate, o evento segue com sessão de autógrafos e confraternização no Espaço Cultural Cardozão, às 18h30.
A mesa contará com a mediação do professor Eduardo Borges dos Reis e destacará os capítulos 8, 11, 13 e 19 da publicação, que abordam temas como: a história dos albinos na Bahia, a luta contra o estigma da doença falciforme, a saúde das marisqueiras e os impactos das condições de vida na saúde da Salvador antiga, a partir de vestígios ósseos. Estão confirmadas as participações de representantes da Associação das Marisqueiras, da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) e da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba).
O livro é fruto de uma construção coletiva com a colaboração de estudantes de cursos diversos da UFBA — como Medicina, História, Ciências Sociais e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde — e reúne 20 capítulos que mergulham em experiências e memórias ligadas à saúde no estado. As temáticas abordadas percorrem desde a história da loucura até as lutas em torno do parto natural, passando por doenças negligenciadas como a leishmaniose, além de memórias da febre amarela, alcoolismo e cegueira.
Segundo a historiadora Priscila Gomes Corrêa, da UNEB, que assina o prefácio da obra, a publicação amplia a compreensão da medicina enquanto parte de um processo histórico-social. “Nosso olhar sobre a história da saúde e Medicina na Bahia vai assim se adensando, através de objetos de investigação que explicam diferentes aspectos da sociedade. Questões de saúde revelam não só as lutas contra as enfermidades, mas também as conquistas no campo das políticas públicas e do bem-estar social”, afirma.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro História da Medicina: a história da Bahia contada pelas lutas em saúde
Quando: 9 de julho de 2025, às 17h
Onde: Auditório 3 da Faculdade de Medicina da UFBA – Vale do Canela
Após o debate: Sessão de autógrafos e confraternização no Espaço Cultural Cardozão, às 18h30
Realização: Edufba – Editora da Universidade Federal da Bahia