Artistas do Notting Hill Carnival chegam para participar do desfile no Trio AFROPUNK, em Salvador
O Trio AFROPUNK desfila nesta quinta-feira de Carnaval (08), com saída prevista para às 20h, no circuito Barra-Ondina, em Salvador. O Psirico será o grande anfitrião do momento, recebendo convidados especiais: Larissa Luz, Vandal, Lunna Monty e artistas do Notting Hill Carnival – festa carnavalesca com influência afro-caribenha realizada no bairro de Londres, na Inglaterra, que desembarca pela primeira vez no Brasil para participar da folia baiana deste ano.
As atrações têm ensaiado no estúdio do Quabales, no Nordeste de Amaralina, em Salvador. O Psirico irá cantar seus grandes hits no Trio Afropunk. Larissa Luz, que aporta na folia de 2024 com o projeto de circulação Atlânticarnaval, apresentará um repertório que explora música afrodiaspórica. Vandal, que se destaca pela inovação em gêneros como o Grime e o Drill, promete apresentar na roda os sucessos de sua carreira. Já Lunna Montty, artista apresentada por Beyoncé no Club Renaissance, vai levar a dança que conquistou a Queen B para o Carnaval da plataforma.
O encontro inédito da folia baiana – reconhecida mundialmente como uma manifestação cultural única e rica em tradições afro-brasileiras – e o Notting Hill Carnival promete marcar o Trio AFROPUNK 2024, que trará para um dos principais circuitos do carnaval de Salvador os elementos coloridos e ritmos afro-caribenhos típicos do evento londrino, incluindo a utilização do steelpan, um instrumento musical originário de Trindade e Tobago. Essa participação irá celebrar as afinidades e semelhanças das duas festas, destacando a importância de manifestações afrodiaspóricas.
“Estamos com grande expectativa para este reencontro com os Afropunkers. Além da espera por outro momento como esse desde 2020, iniciamos um novo ano de projetos conectados à Plataforma AFROPUNK, abrindo alas da melhor forma possível: com o Carnaval de Salvador. Veremos nas ruas a exaltação da excelência negra, seguindo o compromisso de realizar encontros afrodiaspóricos únicos”, adianta Ana Amélia Nunes, Sócia e Diretora de Conteúdo da IDW, agência full service do AFROPUNK no país.
Com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, parceria institucional do British Council e apoio da Gol e Hotéis Mercure, o Trio AFROPUNK 2024 inicia as comemorações pelos 20 anos de existência do manifesto que deu origem ao projeto. Este será o segundo desfile da plataforma global no Carnaval de Salvador. Em 2020, a iniciativa atraiu mais de 250 mil pessoas em sua estreia, que deixou uma grande expectativa do público para um reencontro.
Mais informações sobre o Notting Hill Carnival no site: www.nhcarnival.org
Sobre o AFROPUNK
Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural nos EUA, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. A produção audiovisual narra a história de quatro afro-americanos que viviam o ‘punk rock lifestyle’ no início dos anos 2000. Em 2005, o Afropunk ganhou o formato de festival internacional e multiartístico, no Brooklyn, em Nova York, expandiu as suas possibilidades para abranger novos gêneros musicais – sempre com um Line Up de artistas renomados da música negra e novos talentos.
Hoje, é uma plataforma de conteúdo, referência estética, e um portal de mobilização social presente em 4 continentes. Mas, muito além de um festival, o AFROPUNK é o público, é atitude, é mudança, é celebração. No Brasil, a parceira e investidora do AFROPUNK é a IDW, agência criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, que realiza o festival em parceria com o time global da plataforma.
Sobre a IDW Company
Empresa criativa de negócios focados em conteúdo e entretenimento, a IDW Company é a agência full service do AFROPUNK no Brasil, planejando, coordenando e executando as vertentes da marca no país. Atua, também, nas áreas de Marketing de Influência, através do empresariamento de talentos, consultoria criativa e estratégica; e produção de projetos especiais de conteúdo e entretenimento para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas. Mais informações: www.britishcouncil.org.br.