O Diretor Criativo da AREIA, Adailton Júnior, revela as tendências essenciais para um outono elegante e funcional.
O outono chegou e com ele a necessidade de um guarda-roupa que acompanhe a transição das temperaturas de forma prática e elegante. Neste ano, a palavra-chave da temporada é romântica. Peças que não têm conforto e sofisticação, como camisetas bem cortadas, camisas fluidas, sobreposições leves e uma alfaiataria de grandes proporções, são indispensáveis para enfrentar os dias mais amenos com estilo e conforto, tendência primordial da estação.
Para Adailton Junior, diretor criativo da AREIA, marca autoral que traduz a alma da Bahia em cada peça, a estação pede composições equilibradas que garantem mobilidade e estilo ao mesmo tempo. “O outono nos desafia a criar looks dinâmicos, que funcionam do dia para a noite, sem excessos. A fluidez e o caimento das peças são essenciais para essa transição” , afirma.
Minimalismo funcional segue em alta
A moda outonal de 2025 mantém o foco em cortes limpos e modelagens amplas, tendência que se consolidou nas últimas temporadas. Grifes internacionais como The Row e Loewe reforçam essa estética com peças minimalistas que priorizam tecidos naturais e caimentos impecáveis. No Brasil, marcas como Osklen e Handred seguem essa mesma proposta, e a AREIA incorpora essa filosofia ao trazer um olhar tropical para o conceito de sofisticação descomplicada.
“O que buscamos na AREIA é uma alfaiataria despretensiosa, que tenha uma estrutura impecável, mas ainda assim seja confortável e funcional. No outono, essa proposta ganha ainda mais força, pois o clima pede peças leves, mas bem construídas” , explica Adailton.
O poder da sobreposição
Com as variações térmicas ao longo do dia, sobrepor peças é a melhor estratégia para compor um visual equilibrado. Jaquetas leves, cardigans alongadas e camisas oversized aparecem como escolhas certas para combinar com camisetas e calças de corte reto. Para quem busca um visual moderno e prático, coletes e suéteres sem manga também são apostas certas.
“A sobreposição é o grande trunfo do outono. Uma t-shirt bem cortada com uma camisa aberta ou um colete estruturado cria camadas sofisticadas sem esforço. Para os mais fashionistas, calças sobrepostas por vestidos marcam a presença forte do streetwear na estação que pode crescer ainda em mais camadas com o uso de terceiras peças cheias de texturas e volume. Nas minhas construções gosto de pensar nisso ao criar que peças funcionam sozinhas, mas também se complementam quando combinadas “, comenta Adailton.
Cores e texturas inspiradas na natureza
A cartela de núcleos do outono 2025 traz toneladas terrosos, verdes profundos e azuis acinzentados, refletindo a transição das folhas e o céu mais ameno da estação. O clássico animal print vem com tudo abrindo para um universo mais fashion e divertido, uma vez que a mistura dessas estampas e suas texturas se apresenta em composições muito bem pensadas e sobrepostas. Além disso, tecidos como linho, algodão premium, tules transparentes e malhas finas visando conforto e respirabilidade, sem comprometer a sofisticação das peças.
“Durante as produções de estilistas buscam referências naturais para desenvolver a paleta de cores. O outono é uma estação de contrastes, e quero que isso se reflita nos tecidos que escolhemos. É interessante manter essa conexão com o ambiente, com cores que evocam leveza e atemporalidade, mesmo quando ousamos nas estamparias e semiótica”, destaca o diretor criativo.



Peças-chave para apostar neste outono:
- Camisetas de corte estruturado – essenciais para composições versáteis e elegantes.
- Camisas de linho ou algodão leve – ideais para sobreposições sofisticadas.
- Jaquetas leves e coletes – para criar camadas sem pesar no look.
- Calças retas ou de alfaiataria desconstruídas – conforto e estilo sem esforço.
- Vestidos sexys com transparência – ideal para sobrepor e criar um visual exclusivo.
- Feito à mão – querido entre as fashionistas, levanta qualquer look.
- Tênis e sapatos amplos e confortáveis – calçados que equilibram casualidade e sofisticação.
- Sobreposição nos pés – meias, caneleiras se misturam com saltos confortáveis.
“O segredo para um guarda-roupa inteligente no outono é investir em peças que conversem entre si. Com poucos itens bem escolhidos, é possível criar uma variedade de combinações sem abrir mão do conforto ou da identidade pessoal. As tendências estão disponíveis como um espelho do cenário comercial e político, mas não esqueçam que o chique mesmo é ter personalidade e pensar a moda com equilíbrio e consciência coletiva” , finaliza Adailton.