Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Economia Prateada é estratégica para o crescimento do setor imobiliário residencial

  • Destaque 1-envelhescência, Envelhescência, Sub-Editoria Envelhescência
  • 2025-04-28
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Com o avanço da Revolução da Longevidade, o setor imobiliário brasileiro começa a enxergar a força da Economia Prateada. Hoje, 37 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos — número que deve dobrar em 15 anos. De olho nesse cenário, Bete Marin e Camilla Alves, da MV Marketing, criaram um workshop voltado a profissionais e investidores do mercado, em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri. A iniciativa impulsionou em 20% os resultados da empresa, que atende nomes como a TRK Imóveis, de Brasília.

| De 5,4% da população mundial em 1960 à estimativa de 20% em 2050, os cidadãos com mais de 60 anos têm alterado não apenas a demografia dos países, mas também se firmado como uma oportunidade de negócios da Economia Prateada. No Brasil, os maduros já são 37 milhões e devem chegar a 50% da população do país em 15 anos.

|| O setor imobiliário nacional está abrindo os olhos para a Revolução da Longevidade, de acordo com Bete Marin e Camilla Alves, da MV Marketing. Em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri – responsável pelos principais empreendimentos seniores do país –, as empreendedoras formataram um workshop para profissionais, investidores imobiliários e construtoras. O produto foi responsável pelo crescimento de 20% da empresa, que entre os clientes tem a TRK Imóveis (Brasília).

SÃO PAULO | Em 25 anos, o Brasil será o sexto país com a maior população com mais de 60 anos; atualmente, 59 milhões de brasileiros têm idade a partir de 50 anos – um quarto da nação e 30% da população economicamente ativa. O Estado de São Paulo é, hoje, o quarto com maior percentual de população sênior da nação. A população madura nacional é duas vezes maior que a da Austrália. Esses dados ilustram o avanço da Economia Prateada – soma de todas as atividades econômicas que atendem às demandas de consumo das pessoas com mais de cinquenta anos –, que já representa a terceira atividade econômica do globo com US$ 15 trilhões ao ano (superior aos PIBs, juntos, da Alemanha, do Japão e da Índia). E, com ela, o potencial para mercados como os setores imobiliário e da construção civil. 

Segundo Bete Marin e Camilla Alves, cofundadoras da MV Marketing e especialistas em consumo prateado, o atendimento aos mercados da construção civil e empreendimentos imobiliários aumentou em 57% em comparação a 2023, colaborando para o crescimento de 10% no faturamento anual da empresa. As empreendedoras criaram um workshop para profissionais interessados em estruturar produtos e serviços para uma fatia da população que movimenta R$ 1,8 trilhão por ano no Brasil – valor maior que o PIB de Portugal.

“Quatro a cada 10 brasileiros com mais de 60 anos dizem que faltam produtos e serviços alinhados à atual fase de vida. E, isso inclui empreendimentos imobiliários. O morar sofre um impacto significativo com o envelhecer e, tendo em vista que 28,7% das pessoas que vivem sozinhas no Brasil são idosas – sendo 5.664.602 pessoas vivendo sozinhas –, esse é um mercado potencial que pode se beneficiar da revolução demográfica. Ou seja, há oportunidades não apenas para lançamentos imobiliários como, também, para serviços atrelados ao morar”, afirma Bete, acrescentando que 12% dessa parcela da população afirma que tem o sonho da casa própria.

O 50+ associa o imóvel a um porto seguro, um refúgio para recarregar as energias, estar com a família e os amigos. É um espaço onde estão as memórias afetivas. No entanto, há uma clara demanda de qualificação dessa moradia quando a maturidade chega. “Em termos de saúde, por exemplo, o grau de dependência da pessoa determina uma necessidade de morada. É no entendimento das necessidades específicas que estão as oportunidades para os mercados imobiliário e da construção civil”, aponta Bete, acrescentando que a MV desenvolveu um workshop para apoiar esses dois setores de ponta a ponta. A empreendedora explica que alguns dos clientes pedem suporte até para a escolha do terreno para o empreendimento.

Segundo Camilla, os dados coletados pela MV Marketing – que desde 2021 conduz workshops em diversas regiões do Brasil, além de realizar teste de conceito com o público-alvo – mostram três insights chave para o setor. O primeiro é que o público maduro considera localização, segurança, serviços e comodidades como fatores determinantes para a aquisição de um imóvel. O segundo, que a diversidade de perfis da maturidade brasileira abre várias possibilidades de inovação em modelos de moradia. E o terceiro, que o mercado nacional está muito embrionário no que diz respeito ao atendimento às necessidades de moradia dessa população diversa”, aponta, acrescentando que, com a experiência das especialistas e a inteligência artificial, a MV transformou os dados em insights que dão suporte à atuação da empresa.

Novo núcleo imobiliário

O impacto dos clientes do setor imobiliário no faturamento de 2024 da MV Marketing – primeira agência de marketing digital especializada no público 50+ – fez com que as empreendedoras criassem um núcleo para atender à demanda que representa um passo a mais na entrega da empresa.

Em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri, Bete Marin – ambas especialistas em Gerontologia – criou uma jornada de atendimento, cujo workshop é apenas uma das peças. Com a inteligência de dados, Camilla Alves desenvolveu uma AI Automation proprietária: o Simulador de Personas 50+ que automatiza o mapeamento de perfis de consumo e gera insights estratégicos para a concepção de empreendimentos imobiliários focados na longevidade.

“Na formação oferecida aos investidores e empreendedores, passamos por temas como a moradia adequada a cada perfil; briefing do programa arquitetônico do apartamento-modelo e das áreas comuns; mix de tecnologias e serviços oferecidos no empreendimento, fechando com teste de conceito para validação com o público-alvo. Além disso, o cliente também pode contratar pacote de criação da marca (tom de voz, identidade visual) e serviço de marketing para o lançamento do empreendimento”, completa Bete Marin.

“A jornada de compra de um imóvel, empreendida pelo consumidor maduro, envolve peculiaridades que são associadas ao momento de vida. Essa é uma reflexão que desafia o etarismo estrutural e, ao mesmo tempo, apresenta um convite aos profissionais do setor para abraçarem o Letramento em Longevidade, ou seja, é necessário adquirir um novo repertório para desenvolver produtos, serviços e comunicação adequados para o sucesso das vendas”, declara Bete Marin.

Sobre o conceito “momento de vida”, Flavia Ranieri detalha que adotam a visão de design thinking centrada no usuário para inspirar soluções que podem criar um impacto positivo nas diversas fases do amadurecimento – algo que pode ocorrer em diferentes idades, dependendo de cada pessoa.

A expectativa de crescimento no faturamento para 2025, com o novo núcleo, é de 30%.

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorHoje! Leve as crianças! Nairzinha Spinelli lança livro infantil “Viajando e Conhecendo os Indígenas”
PróximoInsulina semanal abre novo horizonte para o tratamento da diabetes no mundoNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

EXCLUSIVO! Turistas, imigrantes, correi, a intolerância dispensou o pecado

14 de maio de 2025

Bebês reborn. O que a psicologia revela sobre a substituição simbólica e seus riscos emocionais

14 de maio de 2025

Salvador recebe maior autoridade no Krav Maga da América Latina para comemorar modalidade no Brasil

14 de maio de 2025

Neste sábado! Roupa Nova celebra “Tour 2025” com show na Concha Acústica 

14 de maio de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Divaldo Franco, líder espírita e referência humanitária, morre aos 98 anos em Salvador

Rinoplastia: mitos e verdades sobre a cirurgia que vai além da estética

Outono e inverno trazem riscos à saúde respiratória. Saiba como se prevenir

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui