Com o avanço da Revolução da Longevidade, o setor imobiliário brasileiro começa a enxergar a força da Economia Prateada. Hoje, 37 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos — número que deve dobrar em 15 anos. De olho nesse cenário, Bete Marin e Camilla Alves, da MV Marketing, criaram um workshop voltado a profissionais e investidores do mercado, em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri. A iniciativa impulsionou em 20% os resultados da empresa, que atende nomes como a TRK Imóveis, de Brasília.
| De 5,4% da população mundial em 1960 à estimativa de 20% em 2050, os cidadãos com mais de 60 anos têm alterado não apenas a demografia dos países, mas também se firmado como uma oportunidade de negócios da Economia Prateada. No Brasil, os maduros já são 37 milhões e devem chegar a 50% da população do país em 15 anos.
|| O setor imobiliário nacional está abrindo os olhos para a Revolução da Longevidade, de acordo com Bete Marin e Camilla Alves, da MV Marketing. Em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri – responsável pelos principais empreendimentos seniores do país –, as empreendedoras formataram um workshop para profissionais, investidores imobiliários e construtoras. O produto foi responsável pelo crescimento de 20% da empresa, que entre os clientes tem a TRK Imóveis (Brasília).
SÃO PAULO | Em 25 anos, o Brasil será o sexto país com a maior população com mais de 60 anos; atualmente, 59 milhões de brasileiros têm idade a partir de 50 anos – um quarto da nação e 30% da população economicamente ativa. O Estado de São Paulo é, hoje, o quarto com maior percentual de população sênior da nação. A população madura nacional é duas vezes maior que a da Austrália. Esses dados ilustram o avanço da Economia Prateada – soma de todas as atividades econômicas que atendem às demandas de consumo das pessoas com mais de cinquenta anos –, que já representa a terceira atividade econômica do globo com US$ 15 trilhões ao ano (superior aos PIBs, juntos, da Alemanha, do Japão e da Índia). E, com ela, o potencial para mercados como os setores imobiliário e da construção civil.
Segundo Bete Marin e Camilla Alves, cofundadoras da MV Marketing e especialistas em consumo prateado, o atendimento aos mercados da construção civil e empreendimentos imobiliários aumentou em 57% em comparação a 2023, colaborando para o crescimento de 10% no faturamento anual da empresa. As empreendedoras criaram um workshop para profissionais interessados em estruturar produtos e serviços para uma fatia da população que movimenta R$ 1,8 trilhão por ano no Brasil – valor maior que o PIB de Portugal.
“Quatro a cada 10 brasileiros com mais de 60 anos dizem que faltam produtos e serviços alinhados à atual fase de vida. E, isso inclui empreendimentos imobiliários. O morar sofre um impacto significativo com o envelhecer e, tendo em vista que 28,7% das pessoas que vivem sozinhas no Brasil são idosas – sendo 5.664.602 pessoas vivendo sozinhas –, esse é um mercado potencial que pode se beneficiar da revolução demográfica. Ou seja, há oportunidades não apenas para lançamentos imobiliários como, também, para serviços atrelados ao morar”, afirma Bete, acrescentando que 12% dessa parcela da população afirma que tem o sonho da casa própria.
O 50+ associa o imóvel a um porto seguro, um refúgio para recarregar as energias, estar com a família e os amigos. É um espaço onde estão as memórias afetivas. No entanto, há uma clara demanda de qualificação dessa moradia quando a maturidade chega. “Em termos de saúde, por exemplo, o grau de dependência da pessoa determina uma necessidade de morada. É no entendimento das necessidades específicas que estão as oportunidades para os mercados imobiliário e da construção civil”, aponta Bete, acrescentando que a MV desenvolveu um workshop para apoiar esses dois setores de ponta a ponta. A empreendedora explica que alguns dos clientes pedem suporte até para a escolha do terreno para o empreendimento.
Segundo Camilla, os dados coletados pela MV Marketing – que desde 2021 conduz workshops em diversas regiões do Brasil, além de realizar teste de conceito com o público-alvo – mostram três insights chave para o setor. O primeiro é que o público maduro considera localização, segurança, serviços e comodidades como fatores determinantes para a aquisição de um imóvel. O segundo, que a diversidade de perfis da maturidade brasileira abre várias possibilidades de inovação em modelos de moradia. E o terceiro, que o mercado nacional está muito embrionário no que diz respeito ao atendimento às necessidades de moradia dessa população diversa”, aponta, acrescentando que, com a experiência das especialistas e a inteligência artificial, a MV transformou os dados em insights que dão suporte à atuação da empresa.
Novo núcleo imobiliário
O impacto dos clientes do setor imobiliário no faturamento de 2024 da MV Marketing – primeira agência de marketing digital especializada no público 50+ – fez com que as empreendedoras criassem um núcleo para atender à demanda que representa um passo a mais na entrega da empresa.
Em parceria com a geroarquiteta Flavia Ranieri, Bete Marin – ambas especialistas em Gerontologia – criou uma jornada de atendimento, cujo workshop é apenas uma das peças. Com a inteligência de dados, Camilla Alves desenvolveu uma AI Automation proprietária: o Simulador de Personas 50+ que automatiza o mapeamento de perfis de consumo e gera insights estratégicos para a concepção de empreendimentos imobiliários focados na longevidade.
“Na formação oferecida aos investidores e empreendedores, passamos por temas como a moradia adequada a cada perfil; briefing do programa arquitetônico do apartamento-modelo e das áreas comuns; mix de tecnologias e serviços oferecidos no empreendimento, fechando com teste de conceito para validação com o público-alvo. Além disso, o cliente também pode contratar pacote de criação da marca (tom de voz, identidade visual) e serviço de marketing para o lançamento do empreendimento”, completa Bete Marin.
“A jornada de compra de um imóvel, empreendida pelo consumidor maduro, envolve peculiaridades que são associadas ao momento de vida. Essa é uma reflexão que desafia o etarismo estrutural e, ao mesmo tempo, apresenta um convite aos profissionais do setor para abraçarem o Letramento em Longevidade, ou seja, é necessário adquirir um novo repertório para desenvolver produtos, serviços e comunicação adequados para o sucesso das vendas”, declara Bete Marin.
Sobre o conceito “momento de vida”, Flavia Ranieri detalha que adotam a visão de design thinking centrada no usuário para inspirar soluções que podem criar um impacto positivo nas diversas fases do amadurecimento – algo que pode ocorrer em diferentes idades, dependendo de cada pessoa.
A expectativa de crescimento no faturamento para 2025, com o novo núcleo, é de 30%.